ESCRITA NA UNIVERSIDADE: APONTAMENTOS SOBRE O GÊNERO RELATO
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Algumas justificativas possíveis são as diversas nomeações e/ou subgêneros (relato de observação, relato de experiência, relato de prática, relato de prática pedagógica, por exemplo) e a confusão constante com o gênero relatório, que, por sua vez, também possui denominações e/ou subgêneros variados. Em decorrência dessas constatações, este artigo, numa perspectiva interpretativa documental, visa: (1) refletir sobre as características dos gêneros relato e relatório; (2) discutir sobre as estratégias usadas por dois sujeitos licenciandos em Letras quanto às sequências analíticas próprias do relato de observação, caracterizadas pela informatividade, argumentatividade e correlação com o discurso científico, por serem aquelas que revelam a inserção (ou não) do sujeito na comunidade discursiva de referência. A fim de atender aos objetivos propostos, apoiamo-nos em estudos linguístico-retóricos sobre o desenvolvimento de escrita na academia e estudos sobre letramento acadêmico. A metodologia de coleta de dados foi a observação indireta das situações de escrita do sujeito, reconstrução em diário de campo dessas situações a partir de depoimentos, coleta de textos finais. Como resultado, verificamos a necessidade de ensino assistido e sistematizado da escrita acadêmica. A solicitação do gênero relato, por exemplo, muitas vezes não vem acompanhada do seu ensino. O que pode causar a confusão entre o relato e o relatório, principalmente através do uso de marcas de pessoalidade e impessoalidade. Essa mistura de gêneros, pode indicar uma hesitação dos licenciandos em assumirem-se como sujeitos de suas escritas, de suas reflexões, de suas aprendizagens." 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