GÊNEROS DIGITAIS, ETHOS DE VIOLÊNCIA E CIBERVIOLÊNCIA CONTRA PROFESSORES EM STATUS PESSOAIS DE ALUNOS GARANHUENSES
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Nesta apresentação, pautamos-nos na seguinte pergunta: Como gêneros digitais veiculados em status pessoais do Facebook interferem na constituição do ethos de violência de (ex)alunos garanhuenses? Para sua investigação, adotamos o objetivo específico de analisar discursivamente 2 exemplares do corpus do projeto maior, a fim de discutir sobre a forte relação entre os gêneros digitais (MARCUSCHI, 2008, 2004; MARCUSCHI & XAVIER, 2004; XAVIER, 2004, 2002), o ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008) e o ethos de violência (SILVA, 2014). O corpus amplo do projeto foi constituído de 12 status pessoais agressivos veiculados no Facebook por usuários que tinham alguma relação com a cidade de Garanhuns e coletados entre agosto de 2016 e janeiro 2017, juntamente com seus respectivos comentários, gêneros digitais e ferramentas virtuais. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKELL, 2002), do tipo documental (MARCONI & LAKATOS, 2010), empregando o método indutivo (FLICK, 2013). 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