O TEXTO MOTIVADOR E O PROCESSO DE REESCRITURA EM PLE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27541 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 635 "inscrito_id" => 1028 "titulo" => "O TEXTO MOTIVADOR E O PROCESSO DE REESCRITURA EM PLE" "resumo" => """ O TEXTO MOTIVADOR E O PROCESSO DE REESCRITURA EM PLE\r\n \r\n \r\n Samara de Souza Fernandes\r\n Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística\r\n Universidade de Brasília (UnB)\r\n Orientadora Dra. Ana Adelina Lôpo Ramos\r\n fernandes.samara.unb@gmail.com\r\n \r\n \r\n \r\n \tO objetivo desta comunicação é apresentar o relevante papel que o texto-motivador cumpre no processo de textualização na produção de textos acadêmicos de alunos estrangeiros de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. Este trabalho é desenvolvido na disciplina Leitura e produção de Textos – Turma S, voltada exclusivamente para esse público e constitui parte do Projeto Letramento, cognição e gênero textual: investigação em contexto de português como segunda língua –L2, do Curso de Pós-Graduação em Linguística da UnB. \r\n \tO trabalho metodológico parte da leitura de textos circulantes em práticas sociais brasileiras e que abordam temas universais, mas que são tratados em pesquisas acadêmicas. Tais textos servem de estímulo para a produção dos gêneros acadêmicos que são exigidos no âmbito da universidade, portanto, constituem recurso para o re-texto, produzido pelos estudantes, colaborando com outras disciplinas. O procedimento metodológico inclui ainda a correção, o feedback e a reescritura textual. Nesse processo, percebe-se como o texto-estímulo concorre para uma aprendizagem bem sucedida. Esse trabalho é o que pretendo expor.\r\n \tA fundamentação teórica consiste de estudos de gêneros textuais, com observância no conceito e no processo e textualização e de re-correção. Para isso, recorre-se aos trabalhos de Marcuschi (2003, 2007, 2008, 2010, 2012); Vigotski (1998, 2002); Van Dijk (1999, 2000, 2011, 2012), Ramos (2007); dentre outros teóricos de gêneros textuais e estudiosos de segunda língua (L2/LE). Recorre-se também à preceitos da análise do discurso por causa das questões culturais ideológicas. Como o trabalho se inscreve no âmbito de língua estrangeira-LE, são contempladas orientações metodológicas focadas nesse contexto de letramento. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, GÊNERO TEXTUAL, LETRAMENTO E REESCRITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1028_23032017225843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA DE SOUZA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SAMARA FERNANDE" "autor_email" => "fernandes.samara.unb@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27541 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 635 "inscrito_id" => 1028 "titulo" => "O TEXTO MOTIVADOR E O PROCESSO DE REESCRITURA EM PLE" "resumo" => """ O TEXTO MOTIVADOR E O PROCESSO DE REESCRITURA EM PLE\r\n \r\n \r\n Samara de Souza Fernandes\r\n Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística\r\n Universidade de Brasília (UnB)\r\n Orientadora Dra. Ana Adelina Lôpo Ramos\r\n fernandes.samara.unb@gmail.com\r\n \r\n \r\n \r\n \tO objetivo desta comunicação é apresentar o relevante papel que o texto-motivador cumpre no processo de textualização na produção de textos acadêmicos de alunos estrangeiros de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. Este trabalho é desenvolvido na disciplina Leitura e produção de Textos – Turma S, voltada exclusivamente para esse público e constitui parte do Projeto Letramento, cognição e gênero textual: investigação em contexto de português como segunda língua –L2, do Curso de Pós-Graduação em Linguística da UnB. \r\n \tO trabalho metodológico parte da leitura de textos circulantes em práticas sociais brasileiras e que abordam temas universais, mas que são tratados em pesquisas acadêmicas. Tais textos servem de estímulo para a produção dos gêneros acadêmicos que são exigidos no âmbito da universidade, portanto, constituem recurso para o re-texto, produzido pelos estudantes, colaborando com outras disciplinas. O procedimento metodológico inclui ainda a correção, o feedback e a reescritura textual. Nesse processo, percebe-se como o texto-estímulo concorre para uma aprendizagem bem sucedida. Esse trabalho é o que pretendo expor.\r\n \tA fundamentação teórica consiste de estudos de gêneros textuais, com observância no conceito e no processo e textualização e de re-correção. Para isso, recorre-se aos trabalhos de Marcuschi (2003, 2007, 2008, 2010, 2012); Vigotski (1998, 2002); Van Dijk (1999, 2000, 2011, 2012), Ramos (2007); dentre outros teóricos de gêneros textuais e estudiosos de segunda língua (L2/LE). Recorre-se também à preceitos da análise do discurso por causa das questões culturais ideológicas. Como o trabalho se inscreve no âmbito de língua estrangeira-LE, são contempladas orientações metodológicas focadas nesse contexto de letramento. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, GÊNERO TEXTUAL, LETRAMENTO E REESCRITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1028_23032017225843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA DE SOUZA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SAMARA FERNANDE" "autor_email" => "fernandes.samara.unb@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }