POESIA E SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A POESIA DE ADÉLIA PRADO E CORA CORALINA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27593 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "POESIA E SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A POESIA DE ADÉLIA PRADO E CORA CORALINA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho tem como propósito relatar a experiência de leitura literária com alunos do ensino médio, a partir da oficina “A representação da velhice na literatura de autoria feminina: um recorte autobiográfico em poemas de Adélia Prado e Cora Coralina”, realizada na VII Feira Literária de Boqueirão, na cidade de Boqueirão - PB. Haja vista a experiência vivenciada na oficina supracitada, pretende-se propor uma reflexão acerca da leitura literária na escola, bem como, e mais especificamente, do estudo da poesia em sala de aula, uma vez que estas encontram-se postergadas no âmbito escolar. Além dessas reflexões crítico interpretativas é também objetivo deste trabalho apresentar e analisar sucintamente os poemas Dolores, da escritora mineira Adélia Prado e Ressalva, da poeta goiana Cora Coralina, analisados durante a oficina, a partir das discussões acerca da imagem feminina e da mulher idosa. A voz poética de ambos os textos apresenta a velhice como o momento oportuno para viver e experimentar aquilo que não fora possível na juventude. Na lírica adeliana é possível encontrar uma angústia em decorrência da velhice e da perda da juvenilidade, já a poesia de Cora celebra as conquistas que o entardecer da vida proporcionou, contudo os dois poemas são permeados pelo anseio da recriação e do recomeço. Corroboram com este trabalho os estudos teóricos de Ecléa Bosi (1994), no que diz respeito à função do velho na sociedade; Del Priore (2011) e Machado (2010), em relação à representação feminina na literatura; Abreu (2006), Cosson (2006), Zilberman (1992), sobre o ensino de literatura e Alves (2014), (2015) Neto (2008), quanto à poesia na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, VELHICE, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID62_14032017203041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILMA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JAILMA FERREIRA" "autor_email" => "jailma.jdf@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27593 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "POESIA E SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A POESIA DE ADÉLIA PRADO E CORA CORALINA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho tem como propósito relatar a experiência de leitura literária com alunos do ensino médio, a partir da oficina “A representação da velhice na literatura de autoria feminina: um recorte autobiográfico em poemas de Adélia Prado e Cora Coralina”, realizada na VII Feira Literária de Boqueirão, na cidade de Boqueirão - PB. Haja vista a experiência vivenciada na oficina supracitada, pretende-se propor uma reflexão acerca da leitura literária na escola, bem como, e mais especificamente, do estudo da poesia em sala de aula, uma vez que estas encontram-se postergadas no âmbito escolar. Além dessas reflexões crítico interpretativas é também objetivo deste trabalho apresentar e analisar sucintamente os poemas Dolores, da escritora mineira Adélia Prado e Ressalva, da poeta goiana Cora Coralina, analisados durante a oficina, a partir das discussões acerca da imagem feminina e da mulher idosa. A voz poética de ambos os textos apresenta a velhice como o momento oportuno para viver e experimentar aquilo que não fora possível na juventude. Na lírica adeliana é possível encontrar uma angústia em decorrência da velhice e da perda da juvenilidade, já a poesia de Cora celebra as conquistas que o entardecer da vida proporcionou, contudo os dois poemas são permeados pelo anseio da recriação e do recomeço. Corroboram com este trabalho os estudos teóricos de Ecléa Bosi (1994), no que diz respeito à função do velho na sociedade; Del Priore (2011) e Machado (2010), em relação à representação feminina na literatura; Abreu (2006), Cosson (2006), Zilberman (1992), sobre o ensino de literatura e Alves (2014), (2015) Neto (2008), quanto à poesia na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LITERATURA, POESIA, VELHICE, FORMAÇÃO DE LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID62_14032017203041.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILMA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JAILMA FERREIRA" "autor_email" => "jailma.jdf@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }