A prática da monitoria durante a graduação proporciona benefícios tanto para os alunos quanto para o professor e o próprio aluno monitor. Em relação a troca entre discente e discente-monitor, a proximidade que a monitoria proporciona aos discentes torna possível a identificação das dificuldades e fragilidades destes, levando assim, estas ao professor orientador a fim de pensar em conjunto a respeito de atitudes para amenizá-las ou até resolvê-las. Objetivou-se através do presente relato de experiencia demostrar a importância da monitoria acadêmica enquanto instrumento de ensino aprendizado para a formação profissional e desenvolvimento acadêmico do discente monitor através do estudo e ensino de seus aprendizados monitor-aluno-professor. Desenvolvendo seu próprio alicerce para ampliação do olhar clínico, pois a monitoria permite aos acadêmicos ter uma melhor compreensão do dimensionamento dos órgãos e seus anexos, devido ao contato contínuo com as peças anatômicas disponibilizadas para estudo, que existem em diversos tamanhos, de acordo com a estatura do indivíduo e de seus preparos. Por meio destas comparações, tem-se a noção quanto às variações anatômicas e um melhor discernimento quanto os padrões de normalidade e anormalidade vivenciadas pelo profissional de medicina e fisioterapia, por tanto conclui-se que é realmente notória a contribuição acadêmica e profissional da monitoria para o discente-monitor.