Este artigo demonstra como a computação ubíqua pode ser utilizada na gestão de saúde do Brasil, utilizando-se de tecnologias disponíveis no mercado aliando-se a estrutura do Programa de Saúde da Família. Hoje a utilização de dispositivos moveis, servidores, Internet e aplicativos com Inteligência Artificial, são tecnologias de fácil acesso no mercado e que possuem já padrões de comunicação para integração dessas tecnologia. Neste trabalho demonstraremos como essas ferramentas de TI podem ser inseridas gestão estratégica de saúde, dando total suporte ao processo de tomada de decisão criando predição e eficiência na gestão.
Em 1994 o governo federal lançou junto aos municípios o Programa de Saúde da Família (PSF), com a finalidade de implementar a atenção básica.
O PSF como a principal estratégia para a reorganização dos serviços de saúde. Onde o foco principal, é a educação em saúde, promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. Esse programa possui hoje uma estrutura complexa de administração. Esta sendo desenvolvido e quase todo o território nacional.
O governo federal, os estaduais e municipais, vem construindo de forma conjunta soluções que facilitem e automatizem as decisões em saúde. Partindo desse princípio as organizações governamentais buscam também a eficiência dos seus processos utilizando das TIC, procurando assim proporcionar aos cidadãos uma melhor qualidade dos serviços oferecidos
A questão básica deste artigo é tentar demonstrar através de pesquisas bibliográficas a necessidade de utilização de sistemas de apoio a decisão, dispositivos moveis e internet e técnicas de Inteligência Artificial, como ferramenta imprescindível a gestão ubíqua da saúde.
A análise da bibliografia dos assuntos correlacionados a utilização de dispositivos moveis, na gestão da saúde permitiu o conhecimento de como é possível automatizar o PSF, utilizando-se TIC, conforme observou-se as estruturas e modelos de gestão existentes. Os dados obtidos a partir desse artigo poderão contribuir em pesquisas futuras, notadamente nas disciplinas de Computação Ubíqua, SAD, Gestão em Saúde e Inteligência Artificial.