O trabalho aqui desenvolvido, intitulado “Educação Especial: Uma Análise do Processo de Inclusão dos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Escola de Ensino Regular” foi elaborado sob a orientação da Prof. Ms. Lenúcia Moura. Sendo que o mesmo tem grande relevância, pois ira refletir sobre a inclusão desses alunos nas escolas de ensino regular. O artigo objetivou fazer uma retrospectiva histórica sobre a educação especial, caracterizar a educação inclusiva demonstrar quais os benefícios que a mesma proporciona as pessoas com necessidades educacionais especiais inclusas nas escolas regulares. O artigo desenvolvido utilizou como referencial teórico os pressupostos da SEDUC (1997) e os pensamentos de autores como: Mazzotta (1996), Montoan (2003) Gotti (1998), Stainback (1999) e Souza (1997), estando inclusa na pesquisa bibliográfica sendo esta uma das modalidades de pesquisas importantes ao objeto ora estudado. Sendo que nos últimos tempos esse tema vendo sendo cada vez mais discutido nos congressos, plenárias e eventos que discutem educação. Porém reconhecemos que a inclusão escolar não é um processo rápido, automático e sim um processo lento e gradativo podendo levar tempos para que todas ou quase todas as pessoas que tenham alguma necessidade educacional especial sejam totalmente incluídas nas escolas regulares. A realização deste artigo mim possibilitou concluir que, a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas salas de ensino regular, torna-se um grande beneficio para todos os que estão ali, principalmente para os estudantes sem deficiência, pois a grande maioria descobre ter a capacidade de praticar atos solidários e cooperativos desde cedo, o que os tornam mais compreensivos, tolerante e mais confiante nas relações com os outros.