Estamos diante de um sistema educacional heterossexista que só contempla como modelo referencial de sexualidade o heterossexual. Assim oculta intencionalmente a diversidade sexual, invisibilizando e excluindo todx x alunx que não se enquadre nas normas imperantes da heteronormatividade. É necessário, portanto, estabelecer uma visão educacional que inclua, em pé de igualdade, as várias formas de humano e sexualidades em particular diferentes orientações sexual, mostrar uma realidade e torná-la visível, contribuindo para a normalização social da diversidade sexual nas escolas. É um direito universal e básico dos menores de idade que a escola favoreça a expressão livre da orientação sexual e identidade de gênero. Por isso apresentamos o Projeto de Extensão Papo Sério realizado pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades-NIGS da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e coordenado pela Profª Drª Miriam Pillar Grossi e suas quatro principais ações: formação teórica da equipe que integrou o projeto; ministração das oficinas; participação em datas comemorativas (como 8 de Março, Dia Contra Homofobia, Semana da Visibilidade Lésbica); e a realização do Concurso de Cartazes sobre Lesbo, trans, homofobia e heterossexismo nas escolas como ferramenta docente que favorece o respeito a diversidade sexual e de gênero e combate a violência contra pessoas dissidentes da heteronormatividade.