Resumo: O artigo traz discussões sobre os desafios do professor no contexto atual e as contribuições das formações continuadas para os docentes. Diante de tal contexto percebe-se que há de fato a necessidade de uma boa formação inicial, para os professores, independente do seu tempo de atuação em sala de aula ou da maneira que exercem sua profissão. O presente estudo tem como objetivo coletar dados sobre as práticas das formações continuadas dos professores na perspectiva do crescimento profissional. A pesquisa desencadeou-se em duas escolas de ensino fundamental sendo uma no município de Lagoa Seca e outra no município de Campina Grande, os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada realizada através de questionários. Os resultados revelam que os docentes entrevistados possuem formação em pedagogia (87,5%) e letras (12,5%). Verificou-se que as formações continuadas contribuem na melhoria das práticas pedagógicas, mantendo os docentes atualizados, o que proporciona o aprendizado de novas metodologias oportunizando o aprimoramento das técnicas de ensino, isto contribui no desenvolvimento de novas estratégias de trabalho para alcançar os objetivos traçados. Em contrapartida verificou-se que as informações repassadas nos encontros não são suficientes e sempre há adequações a serem feitas. Os docentes relaram a falta de tempo para executar os projetos e sugestões obtidas nas formações e dificuldades quanto ao horário em que são realizadas as formações. Conclui-se que as formações continuadas permitem uma maior facilidade ao ministrar as aulas com dinamismo e praticidade diante de novos obstáculos que vão surgindo ao longo do processo pedagógico, pois as mesmas contribuem para o crescimento dos educadores que visam melhorar seus métodos, possibilitando aulas mais produtivas com uma maior flexibilidade de mudanças.