Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR NAS SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, DOCENTE, EDUCANDO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34952
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2380
    "inscrito_id" => 752
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR NAS SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS."
    "resumo" => "Resumo: O artigo traz discussões sobre os desafios do professor no contexto atual e as contribuições das formações continuadas para os docentes. Diante de tal contexto percebe-se que há de fato a necessidade de uma boa formação inicial, para os professores, independente do seu tempo de atuação em sala de aula ou da maneira que exercem sua profissão. O presente estudo tem como objetivo coletar dados sobre as práticas das formações continuadas dos professores na perspectiva do crescimento profissional. A pesquisa desencadeou-se em duas escolas de ensino fundamental sendo uma no município de Lagoa Seca e outra no município de Campina Grande, os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada realizada através de questionários. Os resultados revelam que os docentes entrevistados possuem formação em pedagogia (87,5%) e letras (12,5%). Verificou-se que as formações continuadas contribuem na melhoria das práticas pedagógicas, mantendo os docentes atualizados, o que proporciona o aprendizado de novas metodologias oportunizando o aprimoramento das técnicas de ensino, isto contribui no desenvolvimento de novas estratégias de trabalho para alcançar os objetivos traçados. Em contrapartida verificou-se que as informações repassadas nos encontros não são suficientes e sempre há adequações a serem feitas. Os docentes relaram a falta de tempo para executar os projetos e sugestões obtidas nas formações e dificuldades quanto ao horário em que são realizadas as formações. Conclui-se que as formações continuadas permitem uma maior facilidade ao ministrar as aulas com dinamismo e praticidade diante de novos obstáculos que vão surgindo ao longo do processo pedagógico, pois as mesmas contribuem para o crescimento dos educadores que visam melhorar seus métodos, possibilitando aulas mais produtivas com uma maior flexibilidade de mudanças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, EDUCANDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID752_11092017220616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA MEDEIROS PEREIRA "
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MEDEIROS"
    "autor_email" => "mfmsimone@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34952
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2380
    "inscrito_id" => 752
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROFESSOR NAS SUAS PRATICAS PEDAGÓGICAS."
    "resumo" => "Resumo: O artigo traz discussões sobre os desafios do professor no contexto atual e as contribuições das formações continuadas para os docentes. Diante de tal contexto percebe-se que há de fato a necessidade de uma boa formação inicial, para os professores, independente do seu tempo de atuação em sala de aula ou da maneira que exercem sua profissão. O presente estudo tem como objetivo coletar dados sobre as práticas das formações continuadas dos professores na perspectiva do crescimento profissional. A pesquisa desencadeou-se em duas escolas de ensino fundamental sendo uma no município de Lagoa Seca e outra no município de Campina Grande, os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada realizada através de questionários. Os resultados revelam que os docentes entrevistados possuem formação em pedagogia (87,5%) e letras (12,5%). Verificou-se que as formações continuadas contribuem na melhoria das práticas pedagógicas, mantendo os docentes atualizados, o que proporciona o aprendizado de novas metodologias oportunizando o aprimoramento das técnicas de ensino, isto contribui no desenvolvimento de novas estratégias de trabalho para alcançar os objetivos traçados. Em contrapartida verificou-se que as informações repassadas nos encontros não são suficientes e sempre há adequações a serem feitas. Os docentes relaram a falta de tempo para executar os projetos e sugestões obtidas nas formações e dificuldades quanto ao horário em que são realizadas as formações. Conclui-se que as formações continuadas permitem uma maior facilidade ao ministrar as aulas com dinamismo e praticidade diante de novos obstáculos que vão surgindo ao longo do processo pedagógico, pois as mesmas contribuem para o crescimento dos educadores que visam melhorar seus métodos, possibilitando aulas mais produtivas com uma maior flexibilidade de mudanças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, DOCENTE, EDUCANDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID752_11092017220616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:19"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA MEDEIROS PEREIRA "
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA MEDEIROS"
    "autor_email" => "mfmsimone@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O artigo traz discussões sobre os desafios do professor no contexto atual e as contribuições das formações continuadas para os docentes. Diante de tal contexto percebe-se que há de fato a necessidade de uma boa formação inicial, para os professores, independente do seu tempo de atuação em sala de aula ou da maneira que exercem sua profissão. O presente estudo tem como objetivo coletar dados sobre as práticas das formações continuadas dos professores na perspectiva do crescimento profissional. A pesquisa desencadeou-se em duas escolas de ensino fundamental sendo uma no município de Lagoa Seca e outra no município de Campina Grande, os dados foram coletados por entrevista semi-estruturada realizada através de questionários. Os resultados revelam que os docentes entrevistados possuem formação em pedagogia (87,5%) e letras (12,5%). Verificou-se que as formações continuadas contribuem na melhoria das práticas pedagógicas, mantendo os docentes atualizados, o que proporciona o aprendizado de novas metodologias oportunizando o aprimoramento das técnicas de ensino, isto contribui no desenvolvimento de novas estratégias de trabalho para alcançar os objetivos traçados. Em contrapartida verificou-se que as informações repassadas nos encontros não são suficientes e sempre há adequações a serem feitas. Os docentes relaram a falta de tempo para executar os projetos e sugestões obtidas nas formações e dificuldades quanto ao horário em que são realizadas as formações. Conclui-se que as formações continuadas permitem uma maior facilidade ao ministrar as aulas com dinamismo e praticidade diante de novos obstáculos que vão surgindo ao longo do processo pedagógico, pois as mesmas contribuem para o crescimento dos educadores que visam melhorar seus métodos, possibilitando aulas mais produtivas com uma maior flexibilidade de mudanças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.