As dificuldades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino básico despertam o interesse por estratégias que motivem a participação dos agentes deste processo. Como ferramenta colaborativa ao ensino da matemática, discute-se acerca da utilização de materiais manipuláveis como ferramenta auxiliar no ensino de alguns conteúdos da matemática, sendo estes objetos prontos ou situações didáticas que envolvem atividades utilizando dobraduras. Neste contexto, considerando que o ensino de geometria tem sido um desafio para a maioria dos professores de matemática e para seus alunos, introduz-se como elemento motivador a construção de sólidos por meio de Origami. Diante disso, o objetivo deste trabalho é apresentar os caminhos para se ensinar geometria espacial, a partir da construção do paralelepípedo com origami. De modo mais específico, apresenta-se passos que norteiam a construção dos módulos das faces do paralelepípedo. Além disso, é utilizado o software Geogebra através de construções em 2D e 3D, que somado a construção do Origami torna-se um instrumento de apoio na realização das construções do paralelepípedo contribuindo para solucionar barreiras enfrentadas no ensino da matemática.