A maioria dos alunos que estudam e residem na zona rural, ou seja, nas escolas do campo encerram sua fase de escolarização no ensino fundamental ou médio. Assim, é preciso verificar quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos jovens para conclusão do ensino médio e ingresso no ensino superior. Diante disso, objetivou-se investigar os fatores relacionados com a falta de interesse, além das dificuldades que os jovens residentes na zona rural do município de Solidão-Pernambuco enfrentam para concluir o ensino médio e ingressar no ensino superior. Para isso, foi desenvolvida a pesquisa de campo que teve um suporte bibliográfico. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. O campo de estudo foi à escola da rede estadual e os sujeitos da pesquisa foram o gestor e alunos do 3° Ano do Ensino Médio. De acordo com os resultados obtidos foi possível identificar que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa (74%) reside na zona rural sendo que 66% cursaram o ensino fundamental em escola pública da rede municipal situada na zona rural (campo). No entanto, verificou-se que dos alunos respondentes, 62% afirmaram que enfrentam problemas no deslocamento para escola situada na cidade, além de outros percalços, tais como: dificuldade em acompanhar os conteúdos trabalhados, e, a forma de ensino por parte dos professores aparecem como principais dificuldades apontadas pelos alunos pesquisados, acenando para um maior investimento no processo de qualificação do ensino e eprendizagem na rede municipal de ensino. Os alunos demonstraram trazer consigo as deficiências enraizadas no ensino fundamental diante da percepção da qualidade de ensino na escola do campo e da cidade. Outro ponto importante destacado na pesquisa foi à constatação de que 90% dos alunos respondentes afirmaram que pretendem cursar o nível superior, e a forma que se preparam para concorrer a uma vaga no curso superior é principalmente através de aulões promovidos pela escola. Dentre as dificuldades que os impedem de ingressar no ensino superior, destacou-se a distância das faculdades e falta de condições financeiras. Espera-se que este material, seja visto como instrumento de reflexão dos resultados, dos avanços e ineficiências do processo de ensino e aprendizagem da educação do campo, favorecendo maiores incentivos aos jovens para que concluam o ensino médio com perspectivas de ingressar no ensino superior.