Busca refletir sobre a competência em informação e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com ênfase nas competências informacionais necessárias aos discentes de pós-graduação strictu sensu. Para tanto, procura-se entender: de que forma essas competências informacionais contribui para a formação dos discentes de pós-graduação strictu sensu? A competência informacional é um processo de suma importância para o desenvolvimento intelectual e acadêmico dos discentes de pós-graduação, que precisam saber acessar e fazer uso da informação durante todo o desenvolvimento da sua vida acadêmica, pois a pesquisa também consiste em saber acessar e usar as informações adequadas para se obter êxito. Na esfera do ensino superior supõe-se que a informação nem sempre está acessível aos discentes, sendo necessário buscá-la. No entanto, é preciso desenvolver competências específicas para obter sucesso na busca e uso da informação. Essas habilidades são chamadas de Competências em Informação, as quais possibilitam localizar, selecionar, acessar, organizar e gerar conhecimento. Desse modo, o discente, ao longo da trajetória de pesquisa, deverá obter conhecimentos sobre o objeto de estudo investigado e também dos conteúdos e procedimentos específicos para buscar e usar a informação. Envolvem habilidades intelectuais como decodificação, interpretação, controle e organização do conhecimento. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, recorreu-se a materiais impressos e digitais de modo que este trabalho se caracteriza como do tipo exploratório e de cunho qualitativo. Acerca das temáticas aborda-se conceitos de competência em informação e discorre sobre a importância do uso das TIC no processo de aprendizagem para a formação dos discentes de pós-graduação strictu sensu.
Palavras-Chave: Competência informacional. Tecnologias de informação e comunicação. Formação discente.