Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35331
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3974
    "inscrito_id" => 6801
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância.  A incorporação das TIC na modalidade EAD é inerente a essa modalidade educativa, pois possibilita estratégias de ensino/aprendizagem não presenciais. Nesse processo, há uma ênfase no desenvolvimento dos programas de EAD que implicam a incorporação das tecnologias de informação e comunicação que atuam de maneira benéfica no processo de ensino e aprendizagem e possibilitam significativas alterações no que se refere as questões pedagógicas. A pesquisa tem um caráter qualitativo e fundamenta-se através de uma revisão bibliográfica, com o objetivo de subsidiar a relevância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem da Educação a Distância. Com base nas pesquisas realizadas, verificou-se que as TIC são bastantes utilizadas no ensino, podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, permitindo que novas práticas ampliem antigas possibilidades e que são ferramentas capazes de potencializar a reestruturação de práticas pedagógicas. É relevante frisar que Moran (2002), Belloni (2009), Mattar (2008), Behar (2009), Libâneo (2001) e Valente (2003), legaram a comunidade científica teorias que concedem a este trabalho a fundamentação necessária para a compreensão da importância das TIC para a Educação a Distância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6801_16102017141532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUELINE CASTRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUELINE CASTR"
    "autor_email" => "raquelinecastro@ifpi.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35331
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3974
    "inscrito_id" => 6801
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA"
    "resumo" => "Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância.  A incorporação das TIC na modalidade EAD é inerente a essa modalidade educativa, pois possibilita estratégias de ensino/aprendizagem não presenciais. Nesse processo, há uma ênfase no desenvolvimento dos programas de EAD que implicam a incorporação das tecnologias de informação e comunicação que atuam de maneira benéfica no processo de ensino e aprendizagem e possibilitam significativas alterações no que se refere as questões pedagógicas. A pesquisa tem um caráter qualitativo e fundamenta-se através de uma revisão bibliográfica, com o objetivo de subsidiar a relevância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem da Educação a Distância. Com base nas pesquisas realizadas, verificou-se que as TIC são bastantes utilizadas no ensino, podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, permitindo que novas práticas ampliem antigas possibilidades e que são ferramentas capazes de potencializar a reestruturação de práticas pedagógicas. É relevante frisar que Moran (2002), Belloni (2009), Mattar (2008), Behar (2009), Libâneo (2001) e Valente (2003), legaram a comunidade científica teorias que concedem a este trabalho a fundamentação necessária para a compreensão da importância das TIC para a Educação a Distância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6801_16102017141532.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUELINE CASTRO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUELINE CASTR"
    "autor_email" => "raquelinecastro@ifpi.edu."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância. A incorporação das TIC na modalidade EAD é inerente a essa modalidade educativa, pois possibilita estratégias de ensino/aprendizagem não presenciais. Nesse processo, há uma ênfase no desenvolvimento dos programas de EAD que implicam a incorporação das tecnologias de informação e comunicação que atuam de maneira benéfica no processo de ensino e aprendizagem e possibilitam significativas alterações no que se refere as questões pedagógicas. A pesquisa tem um caráter qualitativo e fundamenta-se através de uma revisão bibliográfica, com o objetivo de subsidiar a relevância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem da Educação a Distância. Com base nas pesquisas realizadas, verificou-se que as TIC são bastantes utilizadas no ensino, podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, permitindo que novas práticas ampliem antigas possibilidades e que são ferramentas capazes de potencializar a reestruturação de práticas pedagógicas. É relevante frisar que Moran (2002), Belloni (2009), Mattar (2008), Behar (2009), Libâneo (2001) e Valente (2003), legaram a comunidade científica teorias que concedem a este trabalho a fundamentação necessária para a compreensão da importância das TIC para a Educação a Distância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.