Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância. A incorporação das TIC na modalidade EAD é inerente a essa modalidade educativa, pois possibilita estratégias de ensino/aprendizagem não presenciais. Nesse processo, há uma ênfase no desenvolvimento dos programas de EAD que implicam a incorporação das tecnologias de informação e comunicação que atuam de maneira benéfica no processo de ensino e aprendizagem e possibilitam significativas alterações no que se refere as questões pedagógicas. A pesquisa tem um caráter qualitativo e fundamenta-se através de uma revisão bibliográfica, com o objetivo de subsidiar a relevância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem da Educação a Distância. Com base nas pesquisas realizadas, verificou-se que as TIC são bastantes utilizadas no ensino, podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, permitindo que novas práticas ampliem antigas possibilidades e que são ferramentas capazes de potencializar a reestruturação de práticas pedagógicas. É relevante frisar que Moran (2002), Belloni (2009), Mattar (2008), Behar (2009), Libâneo (2001) e Valente (2003), legaram a comunidade científica teorias que concedem a este trabalho a fundamentação necessária para a compreensão da importância das TIC para a Educação a Distância.