Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS NA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Palavra-chaves: ESTADOS UNIDOS, BRASIL, ENSINO SUPERIOR, MODERNIZAÇÃO Pôster (PO) GT 03 - História da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35408
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 722
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS NA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO"
    "resumo" => """
      Este trabalho é um recorte da pesquisa de conclusão de curso intitulada “As relações do Brasil com os Estados Unidos no contexto político e modernizante da educação superior no Brasil (1964-1969)”. Tem o objetivo de analisar a modernização do ensino superior considerando as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, destacando particularmente os acordos MEC-USAID, no período de 1964 a 1969, e ressalta a presença norte-americana no Brasil. \r\n
      O ensino superior no Brasil, foi instalado desde a sua origem a partir de uma estrutura que já era considerada arcaica, uma vez que não atendia as demandas sociais, culturais e econômicas do país. Destarte, durante o processo de modernização o modelo educacional dos Estados Unidos da América foi considerado um exemplo a ser espelhado.\r\n
      Em meados da década de 1960, as tensões para modernização do ensino superior no Brasil aumentaram devido à elevação do número dos excedentes nas universidades e as antigas estruturas administrativas vigentes nas instituições, mostrando assim a necessidade da implantação das reformas. Tal discussão sobre modernização era comungada pela esquerda e direita, diferenciando-se no modo de como deveriam ser realizadas as mudanças, pois enquanto a esquerda visava melhorar o bem estar social, a direita, influenciada pelos liberais, afirmava que as universidades não precisavam ser públicas e nem gratuitas.  \r\n
      Por conseguinte, mais precisamente no contexto modernizante e desenvolvimentista, foi observado que os clamores pelas reformas tomaram proporções maiores, principalmente no momento em que foi implantado o regime político ditatorial, no ano de 1964.\r\n
      Assim sendo, verificamos que havia interesse tanto do Brasil que almejava investimentos para modificar as suas estruturas educacionais como dos EUA que procuravam reprimir o avanço comunista e ao mesmo tempo, consolidar na mente dos jovens a sua ideologia, marcadamente, liberal, capitalista, individualista e consumista.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "ESTADOS UNIDOS, BRASIL, ENSINO SUPERIOR, MODERNIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA3_ID722_04092017143308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS GOMES DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thahis.vasconcelos@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35408
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 746
    "inscrito_id" => 722
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS NA MODERNIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO"
    "resumo" => """
      Este trabalho é um recorte da pesquisa de conclusão de curso intitulada “As relações do Brasil com os Estados Unidos no contexto político e modernizante da educação superior no Brasil (1964-1969)”. Tem o objetivo de analisar a modernização do ensino superior considerando as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, destacando particularmente os acordos MEC-USAID, no período de 1964 a 1969, e ressalta a presença norte-americana no Brasil. \r\n
      O ensino superior no Brasil, foi instalado desde a sua origem a partir de uma estrutura que já era considerada arcaica, uma vez que não atendia as demandas sociais, culturais e econômicas do país. Destarte, durante o processo de modernização o modelo educacional dos Estados Unidos da América foi considerado um exemplo a ser espelhado.\r\n
      Em meados da década de 1960, as tensões para modernização do ensino superior no Brasil aumentaram devido à elevação do número dos excedentes nas universidades e as antigas estruturas administrativas vigentes nas instituições, mostrando assim a necessidade da implantação das reformas. Tal discussão sobre modernização era comungada pela esquerda e direita, diferenciando-se no modo de como deveriam ser realizadas as mudanças, pois enquanto a esquerda visava melhorar o bem estar social, a direita, influenciada pelos liberais, afirmava que as universidades não precisavam ser públicas e nem gratuitas.  \r\n
      Por conseguinte, mais precisamente no contexto modernizante e desenvolvimentista, foi observado que os clamores pelas reformas tomaram proporções maiores, principalmente no momento em que foi implantado o regime político ditatorial, no ano de 1964.\r\n
      Assim sendo, verificamos que havia interesse tanto do Brasil que almejava investimentos para modificar as suas estruturas educacionais como dos EUA que procuravam reprimir o avanço comunista e ao mesmo tempo, consolidar na mente dos jovens a sua ideologia, marcadamente, liberal, capitalista, individualista e consumista.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "ESTADOS UNIDOS, BRASIL, ENSINO SUPERIOR, MODERNIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA3_ID722_04092017143308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS GOMES DE VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "THAIS"
    "autor_email" => "thahis.vasconcelos@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de conclusão de curso intitulada “As relações do Brasil com os Estados Unidos no contexto político e modernizante da educação superior no Brasil (1964-1969)”. Tem o objetivo de analisar a modernização do ensino superior considerando as relações entre o Brasil e os Estados Unidos, destacando particularmente os acordos MEC-USAID, no período de 1964 a 1969, e ressalta a presença norte-americana no Brasil. O ensino superior no Brasil, foi instalado desde a sua origem a partir de uma estrutura que já era considerada arcaica, uma vez que não atendia as demandas sociais, culturais e econômicas do país. Destarte, durante o processo de modernização o modelo educacional dos Estados Unidos da América foi considerado um exemplo a ser espelhado. Em meados da década de 1960, as tensões para modernização do ensino superior no Brasil aumentaram devido à elevação do número dos excedentes nas universidades e as antigas estruturas administrativas vigentes nas instituições, mostrando assim a necessidade da implantação das reformas. Tal discussão sobre modernização era comungada pela esquerda e direita, diferenciando-se no modo de como deveriam ser realizadas as mudanças, pois enquanto a esquerda visava melhorar o bem estar social, a direita, influenciada pelos liberais, afirmava que as universidades não precisavam ser públicas e nem gratuitas. Por conseguinte, mais precisamente no contexto modernizante e desenvolvimentista, foi observado que os clamores pelas reformas tomaram proporções maiores, principalmente no momento em que foi implantado o regime político ditatorial, no ano de 1964. Assim sendo, verificamos que havia interesse tanto do Brasil que almejava investimentos para modificar as suas estruturas educacionais como dos EUA que procuravam reprimir o avanço comunista e ao mesmo tempo, consolidar na mente dos jovens a sua ideologia, marcadamente, liberal, capitalista, individualista e consumista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.