O acesso aos equipamentos tecnológicos como computador em sala de aula, data show, caixa de som, televisor, entre outros, ainda não pode ser acessível a todas as escolas devido a falta de recursos para a compra ou manutenção desses equipamentos. Porém as mídias sociais estão presentes em todas as salas de aula, pelo uso de aparelhos celulares ou notebook, independente se o professor está em uma escola pública ou privada ele terá que conviver com alunos acessando redes sociais o tempo todo. Isso ocorre porque o aluno vivencia uma realidade diferente da do professor na mesma posição, a “Era da tecnologia”. Neste caso o docente possui duas alternativas, repugnar as mídias sociais ou utilizá-las a seu favor, como parte do seu planejamento de aula e como uma ferramenta de ensino que auxiliará o processo de ensino aprendizagem dos alunos. Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento sobre a aplicabilidade das diferentes tecnologias em sala de aula, visando agregar valor ao processo de ensino-aprendizagem. Um estudo de caso qualitativo que busca explorar a aprendizagem dos alunos através da utilização da mídia social Instagram dentro da disciplina de marketing e português. O “Instagram” trata-se de uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos curtos, onde o usuário pode reproduzir os mais variados conteúdos. No caso deste estudo o docente utilizou a ferramenta no curso Tecnólogo em alimentos como o objetivo de ensinar os principais conceitos de marketing e a sua aplicabilidade na vida real através do aplicativo.Percebe-se que houve uma aprendizagem sólida através do envolvimento dos alunos na busca do conhecimento, participando como sujeito ativo da sua própria aprendizagem, pois houve comprometimento dos alunos com o processo. Estes aprenderam a utilizar o Instagram para promover ações de marketing e desenvolver a escrita.