Este trabalho é parte de uma pesquisa de iniciação científica – PIBIC/EEPB, ainda em andamento, que se iniciou desde o ano de 2016 em uma unidade pública do município de Campina Grande, na Paraíba, que se propõe a uma reflexão sobre a compreensão da alfabetização e letramento, voltada para o ensino do I Segmento da Matemática em EJA. Objetiva compreender qual é a importância do letramento para a prática de alfabetização, a partir do processo de leitura e escrita no contexto da língua materna e, sobretudo, da linguagem no ensino da matemática, na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. Adotou-se uma metodologia qualitativa de abordagem etnográfica que investiga a sistemática do cotidiano escolar e, leva em conta, o encontro professor-aluno-conhecimento nas situações sócio interacionais de ensino da matemática em sala de aula da EJA. Para a análise dos dados optamos por fazer uso de um conjunto de técnicas de análise com o objetivo de realizar leituras dos dados coletados e assim compreender o objeto da pesquisa, ao mesmo tempo, puder analisar a dimensão teórica do tema. Tivemos como participante da pesquisa 1 turma composta de um total de 23 alunos, sendo 20 mulheres e 3 homens e o professor. Para uma maior compreensão sobre a nossa pesquisa fizemos uso de autores e autoras, como: Dante (1991), Freire (2000), Duarte (2008), Kleiman (2012), Marcuschi (1999 e 2001), Mollica (2009), Ribeiro (2001), Rojo (2009), Soares (2003), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para a compreensão de que: o letramento não é só mais um instrumento na formação e, sim, um resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da escrita e da leitura de mundo tanto no contexto matemático quanto para a linguagem oral, de modo que a experiência venha a contribuir significativamente, na autonomia dos educandos.