Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na formação do sujeito. Como estratégia, adotou-se, uma leitura bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, por meio de uma entrevista semiestruturada, a uma coordenadora pedagógica de uma escola estadual de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, localizada na cidade de São Raimundo Nonato, estado do Piauí. Verificou-se que são inúmeras as contribuições dessa modalidade de ensino, na qual é durante o processo de ensino-aprendizagem que os discentes adquirem a sua formação intelectual e moral, e é por meio da busca por um trabalho digno que o ser humano procura se capacitar cada vez mais, pois os melhores são os que permanecem dentro do mercado de trabalho. Com a globalização e com alta demanda do mercado de trabalho, as competências e habilidades de pessoas capacitadas para o trabalho e para a sociedade, possui um sentido neste século, que exige mais e mais de cada ser humano, que participe e desenvolvam-se mais intelectualmente no desempenho de suas funções. Diante de um país com grandes precariedades dentro da educação pública, a comunidade escolar, ainda tenta suprir os déficits diante do processo de ensino e aprendizagem, com a intenção de alcançar a maioria dos objetivos da educação. Contudo, não se pode afirmar que o ensino profissionalizante, somente capacita para o mercado de trabalho, mas forma sujeitos aptos para uma vida social, com capacidades técnicas, intelectual, moral, cultural, psicossocial, emocional e além de ser autônomos de seus próprios caminhos, assegurando os seus princípios educativos e uma profissão técnica.