O cuidado com o meio ambiente é um dever de todos e está previsto por lei. No entanto, sabe-se que nem todas as pessoas preocupam-se como deveriam com as questões ambientais. Por este motivo, a conscientização deve ser iniciada o mais cedo possível, de maneira a formar cidadãos responsáveis e comprometidos com o meio ambiente. Sendo a escola um lugar propício para o desenvolvimento social e cognitivo do ser humano, tratar das questões ambientais neste espaço é fundamental para que as crianças adquiram o senso crítico e a responsabilidade necessária para contribuírem com o cuidado do meio ambiente. Diante do exposto, este trabalho buscou conscientizar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Gravatá – PE sobre os problemas causados pela poluição, bem como desenvolver sua consciência crítica em relação às questões ambientais. Para isso, o trabalho foi desenvolvido em quatro etapas, que envolveram 42 alunos de duas turmas de 6º ano, e consistiram em: 1) Compreender os conhecimentos prévios dos alunos em relação a esta temática, através de registros fotográficos, solicitados previamente, e registros escritos, feitos antes da discussão realizada na segunda etapa; 2) Discutir, através de uma abordagem construtivista, aspectos e conhecimentos sobre a poluição; 3) Avaliar, através de registros escritos feitos pelos alunos, seus novos conhecimentos adquiridos e 4) realizar o reaproveitamento e a reciclagem do lixo doméstico dos alunos. Como resultado, obteve-se a formação de novos conhecimentos, a realização de uma exposição com os materiais reciclados produzidos pelos alunos, além de uma maior conscientização acerca dos problemas ambientais.