presente artigo parte de reflexões e do entendimento sobre a Educação do Campo como uma proposta educativa voltada a atender a especificidade do estudante camponês, na busca de propiciar uma formação de maneira integral. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública das séries finais do ensino fundamental no município de Muritiba, Bahia. O estudo se configura em uma pesquisa qualitativa e documental, sustentado via um diálogo com Roseli Caldart et al. (2012), Dermeval Saviani (2005), Paulo Freire (2013), entre outros autores, com a finalidade de trazer esclarecimentos sobre o tema e refletir acerca da possibilidade de consolidação da educação oferecida ao estudante do campo na relação participativa de respeito e valorização às especificidades educacionais dos referidos sujeitos, constituindo-se assim, em um trabalho de relevância sociocultural. Os resultados constataram que a proposta político-pedagógica efetivada na escola não atende as especificidades dos estudantes, permitindo perceber ainda um distanciamento entre a proposta e a vivência dos sujeitos no rural muritibano, assim como revelaram a falta de ações referentes a consolidação da educação citada abarcadas pela política pública nacional da Educação do Campo. Tais resultados apontam para a necessidade de construção de um Projeto Político Pedagógico voltado para a contextualização das realidades dos estudantes camponeses de modo que se efetive paulatinamente o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem propício a atender as suas singularidades. Nesse sentido, podemos inferir que a pesquisa possibilitou discutir aspectos relevantes acerca do tema, bem como pensar na continuidade de estudos futuros.