Este artigo apresenta algumas estratégias de leitura que podem ser ensinadas aos alunos desde os primeiros anos de sua escolaridade, ainda que os mesmos não leiam convencionalmente. Comungamos com a concepção de alguns autores, a exemplo de Koch e Elias (2013), Rojo (2004) e Kleiman (2013), que a leitura é uma atividade altamente complexa, envolve a ativação de diversos saberes – linguísticos, textuais, discursivos, enciclopédicos, de mundo – e estratégias – cognitivas e metacognitivas. Por isso, entendemos que é direito do aluno não apenas aprender a ler, mas também desenvolver habilidades de compreensão leitora, tendo em vista que essa aprendizagem contribuirá para sua inclusão e permanência em uma sociedade letrada. No entanto, ao longo de sete anos trabalhando com formações continuadas de professores, temos verificado que muitos docentes ou desconhecem essas estratégias ou não as utilizam em suas aulas, minimizando, assim, as chances de formação de um leitor crítico e competente. Para nortear este artigo, tomamos como principais pressupostos teóricos os estudos de Solé (1998), Rojo (2004), Koch e Elias (2013) e Kleiman (2013). No que diz respeito à metodologia da pesquisa, salientamos que nosso trabalho é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e interpretativista. Nessa direção, destacaremos alguns passos que podem ser dados antes, durante e depois da leitura, utilizando como exemplo o gênero textual crônica. Dentre as principais estratégias de leitura, destacamos: a motivação, os objetivos de leitura, a ativação de conhecimentos prévios, o levantamento e a checagem de hipóteses, a localização de informações explícitas, a inferência de informações implícitas, o conhecimento sobre o gênero textual e suas condições de produção e a síntese. Os resultados apontam que o nível de letramento dos alunos está vinculado ao domínio dos diferentes gêneros que circulam socialmente. Por isso, é preciso que o professor, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, adote os gêneros textuais como objeto de estudo e utilize estratégias de leitura para construir com os discentes o(s) possível(eis) sentido(s) dos textos.