Tomando como plano de fundo o contexto da implantação do IF Goiano - Campus Posse, resultado de um amplo e gradual processo de expansão e de interiorização pelo país da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, fazemos neste trabalho uma reflexão acerca das contradições, desafios e possibilidades inerentes à nossa experiência de implementação de um curso de formação continuada para professores da rede pública da cidade de Posse e região. Trata-se da Especialização em Ensino de Humanidades (PPGEH), primeiro curso de Pós-graduação lato sensu ofertado pelo IF Goiano – Campus Posse. Nosso objetivo, portanto, é problematizar a oferta desse curso, em nível local mas vislumbrando o contexto nacional, pensando a partir da legislação educacional vigente, do Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, do Projeto Pedagógico do PPGEH, das demandas e especificidades locais, sem esquecer, ainda, da necessidade de luta pela própria valorização e profissionalização da carreira docente no país, sobretudo, nas áreas mais desvalorizadas socialmente, como é o caso das ciências humanas. Em nosso relato, alertamos para o fato de que cursos dessa natureza precisam ser implantados em função da natureza e dos reais interesses da instituição de ensino ofertante e, principalmente, em função do contexto histórico e socioeconômico da região onde ela atua. Por conseguinte, a partir dessa experiência, defendemos que a oferta de cursos de formação de professores no âmbito dos IFs, antes de serem implementados tão somente para cumprir a legislação, precisam estar conectados com as demandas da comunidade, assim como precisam ser frutos das aspirações e do compromisso ético e político da instituição de ensino, condição sem a qual a implementação desses cursos torna-se inviável do ponto de vista administrativo e político-pedagógico.