Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA FÍSICA

Palavra-chaves: DIFICULDADE EM FÍSICA, ENSINO EM FÍSICA, IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37160
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3735
    "inscrito_id" => 9844
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa averiguar as dificuldades encontradas pelos alunos de um colégio estadual da área urbana do munícipio de Palmas no Estado do Tocantins em que atuam os alunos do PIBID de Física/ UFT para a aprendizagem da disciplina de física. Para que tal averiguação fosse feita a coordenação pedagógica, os professores da disciplina de física e os alunos do PIBID tiveram encontros informais com os alunos da unidade escolar a fim de ouvirem as carências por eles apontadas. Após esses encontros percebeu- se que a dificuldade deles não estava relacionada ao conhecimento dos conceitos físico, esse conhecimento na grande maioria das vezes existia, mas estava relacionada à integração desses conceitos físicos com as práticas matemáticas, sendo que essas práticas matemáticas eram de conteúdos que deveriam ter sido aprendidos no ensino fundamental. Essas dificuldades demonstram o quanto o ensino está carente e defasado em todos os níveis de aprendizagem, seja por falta de estrutura das unidades escolares, ou por uma carga horária pequena para algumas disciplinas ou ainda por falta de práticas pedagógicas que envolvam os alunos no processo de ensino- aprendizagem. Após tal constatação fez- se um trabalho de levantamento dos tópicos com dificuldades e então implementou-se práticas diferenciadas das já conhecidas pelos alunos e em horários que não fossem o de aula para que essas dificuldades fossem tratadas de forma individual e com maior atenção pois nessas aulas há mais tempo para trabalhar cada conteúdo. Esse trabalho tem que ser feito de forma contínua e sistemática para que os resultados sejam vistos a médio e longo prazo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADE EM FÍSICA, ENSINO EM FÍSICA, IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID9844_15102017205551.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MUNIKE MELGAÇO BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MUNIKE MELGAÇO"
    "autor_email" => "munike_melgaco@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37160
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3735
    "inscrito_id" => 9844
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DA FÍSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa averiguar as dificuldades encontradas pelos alunos de um colégio estadual da área urbana do munícipio de Palmas no Estado do Tocantins em que atuam os alunos do PIBID de Física/ UFT para a aprendizagem da disciplina de física. Para que tal averiguação fosse feita a coordenação pedagógica, os professores da disciplina de física e os alunos do PIBID tiveram encontros informais com os alunos da unidade escolar a fim de ouvirem as carências por eles apontadas. Após esses encontros percebeu- se que a dificuldade deles não estava relacionada ao conhecimento dos conceitos físico, esse conhecimento na grande maioria das vezes existia, mas estava relacionada à integração desses conceitos físicos com as práticas matemáticas, sendo que essas práticas matemáticas eram de conteúdos que deveriam ter sido aprendidos no ensino fundamental. Essas dificuldades demonstram o quanto o ensino está carente e defasado em todos os níveis de aprendizagem, seja por falta de estrutura das unidades escolares, ou por uma carga horária pequena para algumas disciplinas ou ainda por falta de práticas pedagógicas que envolvam os alunos no processo de ensino- aprendizagem. Após tal constatação fez- se um trabalho de levantamento dos tópicos com dificuldades e então implementou-se práticas diferenciadas das já conhecidas pelos alunos e em horários que não fossem o de aula para que essas dificuldades fossem tratadas de forma individual e com maior atenção pois nessas aulas há mais tempo para trabalhar cada conteúdo. Esse trabalho tem que ser feito de forma contínua e sistemática para que os resultados sejam vistos a médio e longo prazo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADE EM FÍSICA, ENSINO EM FÍSICA, IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID9844_15102017205551.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MUNIKE MELGAÇO BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MUNIKE MELGAÇO"
    "autor_email" => "munike_melgaco@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho visa averiguar as dificuldades encontradas pelos alunos de um colégio estadual da área urbana do munícipio de Palmas no Estado do Tocantins em que atuam os alunos do PIBID de Física/ UFT para a aprendizagem da disciplina de física. Para que tal averiguação fosse feita a coordenação pedagógica, os professores da disciplina de física e os alunos do PIBID tiveram encontros informais com os alunos da unidade escolar a fim de ouvirem as carências por eles apontadas. Após esses encontros percebeu- se que a dificuldade deles não estava relacionada ao conhecimento dos conceitos físico, esse conhecimento na grande maioria das vezes existia, mas estava relacionada à integração desses conceitos físicos com as práticas matemáticas, sendo que essas práticas matemáticas eram de conteúdos que deveriam ter sido aprendidos no ensino fundamental. Essas dificuldades demonstram o quanto o ensino está carente e defasado em todos os níveis de aprendizagem, seja por falta de estrutura das unidades escolares, ou por uma carga horária pequena para algumas disciplinas ou ainda por falta de práticas pedagógicas que envolvam os alunos no processo de ensino- aprendizagem. Após tal constatação fez- se um trabalho de levantamento dos tópicos com dificuldades e então implementou-se práticas diferenciadas das já conhecidas pelos alunos e em horários que não fossem o de aula para que essas dificuldades fossem tratadas de forma individual e com maior atenção pois nessas aulas há mais tempo para trabalhar cada conteúdo. Esse trabalho tem que ser feito de forma contínua e sistemática para que os resultados sejam vistos a médio e longo prazo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Rogério Ferreira da Costa

    Ler esse trabalho seria importante para o n ovo trabalho que estou a executar sobre o ensino de fisica. Se pudessem me enviar o artigo completo eu agradeceria.

    03/05/2022 15:53:39

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.