A fauna do solo participa de atividades primordiais como decomposição de resíduos vegetais e ciclagem de nutrientes no solo. Apesar de possuir importância significativa para o meio ambiente, percebe-se que a mesma é estudada de modo insuficiente nos níveis fundamental e médio. Diante da deficiência no ensino de fauna do solo é notório também a carência de materiais didáticos relacionados ao tema. Diante do exposto, este trabalho objetivou confeccionar um jogo de tabuleiro para auxiliar no processo de aprendizado da fauna do solo para alunos de ensino fundamental em uma escola de Caxias, MA. A escola selecionada para a utilização do jogo de tabuleiro “O mundo da fauna do solo” foi Unidade Integrada Municipal Raimundo Nunes da Silva em Caxias MA. O jogo foi aplicado para os alunos do 5° ano, pois o mesmo poderia ser trabalho dentro do assunto de Cadeias e Teias alimentares presente no livro didático. Para a confecção do mesmo foram utilizados tábua de compensado com tamanho de 43cm x 33cm, folhas de EVA (rosa escuro e claro, preto, amarelo e vermelho), imagens e perguntas impressas, cola de isopor; cola de papel, tesoura e papel cartão. Foram recortadas peças de EVA amarelo, vermelho, preto, rosa escuro e roso claro com o tamanho de 4cm x 4cm. Em seguida essas peças foram coladas formando o trajeto e posteriormente foram colados os números e detalhes que fazem parte do jogo. Após ser confeccionado o jogo foi aplicado para os alunos. O jogo “O mundo da fauna do solo” favoreceu na motivação e participação dos alunos durante a aula, além de promover diferentes respostas quando questionados a respeito das características da fauna do solo.