A inclusão acadêmica de pessoas com deficiência intelectual é uma realidade distante da atual configuração das escolas já existentes. Nesse sentido, nota-se que o universo escolar dos deficientes cognitivos torna-se limitado não só porque apresentam um déficit mental quando comparado com os outros alunos, mas sim por ser escasso o desenvolvimento de materiais e atividades destinadas aos mesmos. Sabe-se que a disciplina de química é de fundamental importância para o entendimento dos fenômenos que ocorrem no dia-a-dia e esses podem ser representados de forma prática através de experimentos simples e acessíveis. Por isso, esse estudo objetiva estudar a eficiência de metodologias alternativas na disciplina de química que possibilitem a inclusão desses alunos através de aulas experimentais adaptadas. O presente trabalho foi realizado a partir da execução de experimentos acessíveis que abordam o conteúdo de funções inorgânicas. Esse estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa exploratória-descritiva, já que relata os resultados obtidos a partir de atividades práticas com alunos que apresentam a deficiência intelectual. Para a obtenção dos resultados, foi aplicado um questionário sobre questões relacionadas ao experimento e conteúdo trabalhado, com o intuito de verificar a aprendizagem e, consequentemente, absorção do assunto. É possível perceber através do estudo que aulas com a utilização de metodologias alternativas representam uma das melhores possibilidades para se ter o aprendizado efetivo de alunos com deficiência intelectual por explorar diversas habilidades. Conclui-se que, a maioria dos profissionais não se encontram preparados para lidar com alunos que apresentem necessidades específicas. Além disso, é importante destacar a escassez de pesquisas que abordem e visem à aprendizagem e inclusão do aluno com deficiência intelectual. Por isso, é de grande relevância trabalhos que abordem a temática da inclusão de alunos com deficiência intelectual para que se tenha o conhecimento amplo das formas mais eficazes de se abordar diferentes conteúdos.