O livro didático é uma ferramenta necessária para a organização e planejamento da execução das aulas ministradas. É no ensino médio que a maioria dos estudantes tem contato com termos científicos mais aprofundados tendo como base para as provas e vestibulares a serem feitos posteriormente. É fundamental que os livros estejam em perfeitas condições de ensino, com teorias e propostas de experimentos que compactuem para evolução do aluno. A análise do livro didático proporciona um aprofundamento e correção dos conceitos, imagens e propostas tidas. Objetivando o aprimoramento do livro didático do 1º ano do ensino médio com intuito de contribuição para mudanças que afetem positivamente o ensino-aprendizagem do aluno, o livro analisado foi o Ser Protagonista da disciplina de Biologia da 1º ano do ensino médio em especifico a Unidade II com o conteúdo de Citologia - Capítulos 4 e 5. De maneira geral apresentaram todos os conteúdos exigidos na área de Citologia com coerência com aspectos que trazem motivação a aplicação de experimentos; com a apresentação das figuras citadas e vinculadas diretamente com o texto. O livro proporciona o incentivo à leitura complementar extraclasse que complementa os textos já vistos no conteúdo. Esse tipo de análise é fundamental, pois evita que a absorção do conteúdo pelos alunos seja errônea e insuficiente. É necessário que ocorra a análise, com o passar dos anos conceitos são atualizados o/ou extintos e passar a informação correta prepara e capacita o aluno para as oportunidades de ensino futuras. É importante a pesquisa de análise de livros didáticos para a contribuição na educação e construção de conceitos firmes para formação de futuros pesquisadores.