Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Palavra-chaves: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM, DESMISTIFICAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37706
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4202
    "inscrito_id" => 9581
    "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO"
    "resumo" => "A análise do comportamento é uma das abordagens da psicologia que tem por objetivo entender a função dos comportamentos, averiguando o por que dos mesmos permanecerem, modificarem-se ou extinguirem-se. Seus pressupostos e intervenções permitem ser trabalhada dentro do contexto escolar, oferecendo assistência e instrução aos diversos profissionais que trabalham dentro do ambiente educacional, entendendo as relações e o método de ensino que ocorre na escola e como este facilita ou atrapalha o processo de aprendizagem. O trabalho tem por objetivo explicitar o que é a análise do comportamento, relacionar e pontuar a teoria atuando na educação e desmistificar preconceitos e rótulos que alguns profissionais da psicologia e áreas afins divulgam e afirmam por falta de conhecer a abordagem. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, onde analisou-se nomes e livros importantes dentro da análise do comportamento. O trabalho torna-se relevante pois contribui com o aporte teórico da psicologia e da educação, possibilitando um olhar de acordo com a teoria proposta que apresenta todo um embasamento eficaz para atuação na aprendizagem. Conclui-se que diversos métodos podem ser utilizado na escola, tais como, reforçamento, modelagem, exemplificação, aprendizagem por regras, demonstrações, dentre outros. Além desses métodos é importante dispor um espaço livre de estímulos aversivos permitindo aos alunos sentirem-se confortáveis e estimulados a desenvolver seu potencial criativo. Para tanto, é preciso preparar um ambiente reforçador que estimule a aprendizagem e melhore a relação professor-aluno, para que o aluno sinta-se confiante para aprender e o professor sinta-se entusiasmado para ensinar, ambos aprendendo e ensinando nessa relação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM, DESMISTIFICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID9581_16102017190715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA NATÁLIA DA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA RAMOS"
    "autor_email" => "nataliaramospsi@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37706
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4202
    "inscrito_id" => 9581
    "titulo" => "O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO"
    "resumo" => "A análise do comportamento é uma das abordagens da psicologia que tem por objetivo entender a função dos comportamentos, averiguando o por que dos mesmos permanecerem, modificarem-se ou extinguirem-se. Seus pressupostos e intervenções permitem ser trabalhada dentro do contexto escolar, oferecendo assistência e instrução aos diversos profissionais que trabalham dentro do ambiente educacional, entendendo as relações e o método de ensino que ocorre na escola e como este facilita ou atrapalha o processo de aprendizagem. O trabalho tem por objetivo explicitar o que é a análise do comportamento, relacionar e pontuar a teoria atuando na educação e desmistificar preconceitos e rótulos que alguns profissionais da psicologia e áreas afins divulgam e afirmam por falta de conhecer a abordagem. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, onde analisou-se nomes e livros importantes dentro da análise do comportamento. O trabalho torna-se relevante pois contribui com o aporte teórico da psicologia e da educação, possibilitando um olhar de acordo com a teoria proposta que apresenta todo um embasamento eficaz para atuação na aprendizagem. Conclui-se que diversos métodos podem ser utilizado na escola, tais como, reforçamento, modelagem, exemplificação, aprendizagem por regras, demonstrações, dentre outros. Além desses métodos é importante dispor um espaço livre de estímulos aversivos permitindo aos alunos sentirem-se confortáveis e estimulados a desenvolver seu potencial criativo. Para tanto, é preciso preparar um ambiente reforçador que estimule a aprendizagem e melhore a relação professor-aluno, para que o aluno sinta-se confiante para aprender e o professor sinta-se entusiasmado para ensinar, ambos aprendendo e ensinando nessa relação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM, DESMISTIFICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID9581_16102017190715.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA NATÁLIA DA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA RAMOS"
    "autor_email" => "nataliaramospsi@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE LEÃO SAMPAIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A análise do comportamento é uma das abordagens da psicologia que tem por objetivo entender a função dos comportamentos, averiguando o por que dos mesmos permanecerem, modificarem-se ou extinguirem-se. Seus pressupostos e intervenções permitem ser trabalhada dentro do contexto escolar, oferecendo assistência e instrução aos diversos profissionais que trabalham dentro do ambiente educacional, entendendo as relações e o método de ensino que ocorre na escola e como este facilita ou atrapalha o processo de aprendizagem. O trabalho tem por objetivo explicitar o que é a análise do comportamento, relacionar e pontuar a teoria atuando na educação e desmistificar preconceitos e rótulos que alguns profissionais da psicologia e áreas afins divulgam e afirmam por falta de conhecer a abordagem. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, onde analisou-se nomes e livros importantes dentro da análise do comportamento. O trabalho torna-se relevante pois contribui com o aporte teórico da psicologia e da educação, possibilitando um olhar de acordo com a teoria proposta que apresenta todo um embasamento eficaz para atuação na aprendizagem. Conclui-se que diversos métodos podem ser utilizado na escola, tais como, reforçamento, modelagem, exemplificação, aprendizagem por regras, demonstrações, dentre outros. Além desses métodos é importante dispor um espaço livre de estímulos aversivos permitindo aos alunos sentirem-se confortáveis e estimulados a desenvolver seu potencial criativo. Para tanto, é preciso preparar um ambiente reforçador que estimule a aprendizagem e melhore a relação professor-aluno, para que o aluno sinta-se confiante para aprender e o professor sinta-se entusiasmado para ensinar, ambos aprendendo e ensinando nessa relação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.