A análise do comportamento é uma das abordagens da psicologia que tem por objetivo entender a função dos comportamentos, averiguando o por que dos mesmos permanecerem, modificarem-se ou extinguirem-se. Seus pressupostos e intervenções permitem ser trabalhada dentro do contexto escolar, oferecendo assistência e instrução aos diversos profissionais que trabalham dentro do ambiente educacional, entendendo as relações e o método de ensino que ocorre na escola e como este facilita ou atrapalha o processo de aprendizagem. O trabalho tem por objetivo explicitar o que é a análise do comportamento, relacionar e pontuar a teoria atuando na educação e desmistificar preconceitos e rótulos que alguns profissionais da psicologia e áreas afins divulgam e afirmam por falta de conhecer a abordagem. Foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica, onde analisou-se nomes e livros importantes dentro da análise do comportamento. O trabalho torna-se relevante pois contribui com o aporte teórico da psicologia e da educação, possibilitando um olhar de acordo com a teoria proposta que apresenta todo um embasamento eficaz para atuação na aprendizagem. Conclui-se que diversos métodos podem ser utilizado na escola, tais como, reforçamento, modelagem, exemplificação, aprendizagem por regras, demonstrações, dentre outros. Além desses métodos é importante dispor um espaço livre de estímulos aversivos permitindo aos alunos sentirem-se confortáveis e estimulados a desenvolver seu potencial criativo. Para tanto, é preciso preparar um ambiente reforçador que estimule a aprendizagem e melhore a relação professor-aluno, para que o aluno sinta-se confiante para aprender e o professor sinta-se entusiasmado para ensinar, ambos aprendendo e ensinando nessa relação.