O livro didático ainda é um dos recursos pedagógicos mais utilizado nas escolas brasileiras. Com isto, é imprescindível a avaliação desse material, uma vez que é o recurso mais utilizado nas salas de aula por possuir uma estrutura que facilita o processo de ensino em sala de aula, a este fator as condições de trabalho e tempo explicam o uso prioritário desse recurso. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar o livro didático de geografia utilizado no ensino médio da escola cidadã integral socioeducativa “Uma Janela para o futuro” Lar do Garoto Padre Otávio Santos. Para viabilização do presente trabalho, fez-se necessário revisão bibliográfica, aplicação de questionário e entrevista ao professor de geografia e avaliação do livro escolhido. De maneira geral o livro avaliado, principalmente no conteúdo de geografia, possui uma boa discussão, tanto teórica quanto metodológica, contudo nos pontos que deveriam ser do cotidiano dos alunos o livro é vago e deixa muito a desejar, uma vez que pouco se discute as questões políticas, culturais, sociais, econômicas e históricas do Nordeste.