O livro didático (LD), como ferramenta pedagógica no processo ensino-aprendizagem, é utilizado como instrumento indispensável por muitos professores do país, sendo atualmente o recurso mais difundido e o mais usado, dentro da sala de aula. Há situações em que o LD é o único material disponível para os envolvidos no processo educacional. O processo de escolha do livro didático pelo professor é de grande importância, não se tratando de um procedimento neutro. Dentre os conhecimentos abordados nos LD fornecidos ao Ensino Médio, encontra-se a Micologia, que na sua integralidade é o ramo que procura compreender os fenômenos relacionados à morfologia, reprodução e classificação dos fungos, sua importância para a medicina humana e animal, sua impotância como cicladores de nutrientes, importância agrícola, bem como para a indústria farmacêutica e alimentícia e para a biotecnologia. Este trabalho teve como objetivo analisar de forma comparativa a abordagem sobre o conteúdo do reino dos fungos disponíveis em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Os critérios investigativos utilizados nesta pesquisa foram Abordagem Teórica: características gerais, estruturas e morfologia, classificação e evolução, ciclo de vida; Recursos Visuais: qualidade, presença de escala, relação imagem x conteúdo; Aplicação ao Cotidiano do Aluno; Importância nas Diferentes Áreas de Conhecimento: importância médica, veterinária, biotecnológica, industrial, farmacológica, alimentar, ecológica; Abordagem Complementar: atividades práticas, atividades experimentais, textos complementares e sugestão de informação em outras fontes.A análise de conteúdos teóricos em livros didáticos é uma atividade de extrema importância para a prática docente, que deve ser desenvolvida desde o momento de sua formação, o que permite uma visão crítica e apurada na seleção de LD.