O presente trabalho propõe uma discussão acerca do estudo do texto literário e a importância do contato com os alunos em sala de aula, tendo em vista a formação humanística durante seus anos no âmbito escolar. É apresentado O Romance de Tristão e Isolda como fonte rica para exploração dos Temas Transversais propostos pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), estes presentes nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) postulados em 1997. Este trabalho tem como objetivo reforçar a importância da leitura, seguindo a proposta interacionista de Mikhail Bakhtin (1997), em que são mediados autor, texto e leitor, abrindo portas para diferentes compreensões e desenvolvimento crítico do aluno em sua formação cidadã. Sendo assim, a pesquisa foca nos Temas Transversais referentes à Pluralidade Cultural e à Orientação Sexual, principais aspectos da narrativa aqui trabalhada. São temas que agem como forma de introduzir o jovem nas diferentes culturas e no interesse pela própria história, sempre sob uma abordagem interacionista da linguagem. Podemos considerar, também, a maior praticidade da introdução aos respectivos temas, visto que têm aproximação com a realidade de diferentes fases dos estudantes. O trabalho com o texto é exposto de diversas maneiras a fim de minimizar o desinteresse pela leitura e, principalmente, pelo texto literário. É na escola que o aluno tem maior contato com a prática da leitura, ou seja, é no ambiente escolar que ele deve passar pela Literatura e enriquecer-se como indivíduo conhecedor da arte. Desta forma, entende-se como necessário o conhecimento sobre a narrativa mítica estudada, além da discussão sobre o conceito abrangente de “mito”, atribuindo-lhe valores presentes ainda no cotidiano.