Lecionar a disciplina de Língua Portuguesa, de modo que esteja atrelada à arte, pode surtir um efeito bastante positivo na vida dos estudantes, pois, assim, é possível que desenvolvam suas capacidades, tanto intelectuais quanto artísticas. Nesse sentido, o presente trabalho aborda a relevância e eficácia de uma sequência didática de caráter interdisciplinar, realizada por bolsistas da Universidade Estadual da Paraíba, do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, que apresenta caminhos traçados para um processo eficaz de ensino-aprendizagem, partindo da interação entre a arte do teatro e o ensino Língua Portuguesa. Desse modo, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática ministrada no período de 2017.1, do subprojeto “Base Artística e Reflexiva”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada na cidade de Campina Grande – Paraíba, e as contribuições para a formação dos docentes. Durante o período de atuação, foram perceptíveis os frutos que a temática do teatro proporcionou, despertando, nos alunos, os artistas e leitores que havia neles, através de leituras dramatizadas e atividades que desenvolveram o estudo da língua portuguesa, assim como as múltiplas linguagens, dando ênfase à leitura e ao gênero dramático. A sequência foi finalizada com a leitura dramatizada do texto “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado, no asilo São Vicente de Paulo, situado na mesma cidade. Tivemos como aporte teórico-metodológico, as contribuições de Alves (2000), Freitas (2000), Rojo (2005) e Santos (2012). Ademais, recorremos também aos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática.