Com os avanços tecnológicos, a escola passou a ter a necessidade de adequar o ensino frente às novas tecnologias. Pesquisas realizadas no Brasil, nos últimos anos, apontam para a importância da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para uma possível melhoria na qualidade do ensino, tendo em vista que representam instrumentos que podem auxiliar a aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, o estudo proposto tem como objetivo analisar a importância da utilização das TICs para um aperfeiçoamento na qualidade do ensino de Biologia e Língua Portuguesa, além de propor sugestões de como e quais ferramentas podem ser usadas para trabalhar os conteúdos em sala de aula. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e de caráter qualitativo realizada por alunas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. Os resultados apontam que o uso das TICs como ferramentas de apoio didático no Ensino de Biologia e Língua Portuguesa representam recursos facilitadores da aprendizagem, uma vez que proporciona aos professores o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e diversificadas, possibilitando uma inovação do ensino, fugindo assim do ensino tradicional, provocando transformações na realidade educacional. Os professores podem fazer uso de aplicativos e sites educacionais que desenvolvam nos discentes o senso crítico. Dentre inúmeras iniciativas acessíveis na internet com o objetivo de compartilhamento de conteúdo digital podemos citar repositórios como o Banco Internacional de Objetos Educacionais, sendo este um espaço virtual onde estão acessíveis recursos educacionais gratuitos, disponíveis em várias mídias (áudio, vídeo, animação/simulação, imagem, hipertexto, softwares educacionais) e idiomas, os quais amparam da educação básica ao nível superior, em inúmeros ramos do conhecimento. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) também constituem um recurso digital que servem como complementos e proporciona um apoio aos professores, auxiliando-os no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, os docentes podem produzir seus próprios objetos, utilizando, por exemplo, animações e imagens. Dessa forma, ao utilizar essas ferramentas, filmes, além de redes sociais como Facebook e WhatsApp, por exemplo, os docentes podem tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, deixando o ambiente escolar mais instigante para os discentes. Nesse sentido, faz-se necessário que o professor tenha uma postura efetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente com o aprendizado, que deve exercer o papel de um mediador entre a sociedade e a particularidade do educando. Assim, é importante que os educadores procurem utilizar novas estratégias para se trabalhar os conteúdos programáticos de forma mais inovadora.