O desenvolvimento infantil acontece de forma gradativa, aos poucos algumas habilidades começam a ser adquiridas e outras vão sendo consolidadas. Entretanto, este desenvolvimento obedece alguns critérios como a maturação cognitiva paralela a faixa etária da criança. Algumas habilidades são esperadas para determinadas faixas etárias. Quando a criança atinge determinada idade e não apresenta ainda as habilidades esperadas cabe ao professor investigar melhor e buscar ajuda de outros profissionais. A criança precisa a todo o momento ser estimulada, porém esta estimulação não pode ser voltada para apenas um aspecto. A estimulação da criança na Educação Infantil, especificamente, deve se dá nas mais diversas áreas: cognitiva, psicomotora e sócio-afetiva. Esta estimulação deve acontecer também em casa, com a família, mas acontece com maior propriedade e consistência na escola. Visto a necessidade de estar sempre em busca de novos conhecimentos e constante aperfeiçoamento, este trabalho tem como proposta uma oficina para professores da Educação Infantil no município Lagoa de Dentro, PB, promovendo aos docentes o contato com lúdico e com materiais que podem ser utilizados para estimular a aprendizagem dos infantes. Além disso, traz uma reflexão acerca da importância do lúdico no processo de ensino com contribuições significativas para a aprendizagem. O objetivo principal da oficina foi estimular os professores a desenvolver aulas a partir da vivência com o lúdico e especificamente produzir objetos concretos que as crianças possam manusear, utilizar objetos de aprendizagem de forma lúdica e estimular a criatividade docente. Desta forma, para que a oficina fosse desenvolvida, inicialmente foi proposta uma sondagem para que os professores aplicassem com as crianças que freqüentam a educação infantil municipal. desenvolvimento cognitivo, linguagem, desenvolvimento sócio-afetivo e aspectos psicomotores. Com a participação efetiva dos professores e construção coletiva de materiais. Alguns professores esboçaram resistência alegando não possuir habilidades para as construções, entretanto o trabalho em conjunto possibilita a troca de conhecimentos e o auxílio de colegas com maior habilidade em determinados aspectos. A sondagem realizada inicialmente foi o ponto de partida para que fossem pensadas as atividades que os docentes iriam trabalhar, revelando assim, a importância do docente conhecer seu aprendente, o que ele já sabe e valorizar esse conhecimento. Vale salientar que este tipo de avaliação é diagnóstica e indica também os possíveis atrasos no desenvolvimento, favorecendo assim as possíveis intervenções.