O trabalho, “Caixa de leitura um mundo de fantasias e descobertas: uma experiência de campo numa creche municipal”, aborda a importância da formação de leitores desde a infância. Quanto mais cedo à criança entrar em contato com a leitura mais rápido ela aprende a pronunciar-se e comunicar-se melhor. A educação infantil deve promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, constituindo um espaço de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Este projeto foi desenvolvido com crianças de 4 anos, na turma do pré I com o intuito de despertar o gosto pela leitura, contação, oralidade e o conhecimento da escrita, facilitando o processo de letramento e dando suporte para o aprendizado na escola objetivando colocar em prática um trabalho didático sobre leitura. O ambiente escolar necessita reconstruir uma dimensão não apenas voltada para o letramento, mas um trabalho que abarque todas as dimensões possíveis da leitura como prática social, considerando as altas taxas de analfabetismo funcional. A leitura é um processo de emancipação do indivíduo tornando-o mais consciente e reflexivo mediante o mundo no qual está inserido, ultrapassando a concepção estruturalista da linguagem que se apodera das condições sociais do homem, produto e produtor da cultura letrada.Palavras-chave: Leitura, Educação Infantil, Crianças