Este trabalho tem o objetivo de analisar como os conhecimentos e discussões relacionados à educação para as relações étnico-raciais são trabalhados na escola e compreendidos pelos discentes. A escolha por este objeto de pesquisa pautou-se na necessidade de se compreender as relações étnico-raciais em sala de aula, haja visto, que lei 10.6939/03 determina que se inclua no currículo escolar os conteúdos de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, uma vez que eles possibilitam (re)construir a identidade nacional brasileira e (re)conhecer a contribuição dos africanos e afro-descendentes para a formação deste país. Este estudo se configura como qualitativo, de base interpretativa, tendo como instrumentos de coleta e análise de dados os questionários, os referencias teóricos e os marcos legais, tais como Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, a lei 10.639/03 e 11.645/08 e o diálogo com algumas produções bibliográficas desenvolvidas por autores como: Nilma Lino, Glória Moura, Leila Hernandez, Hédio Junior, Kabengele Munanga sobre a História da África e das relações étnico-raciais na educação.