A interação e envolvimento dos alunos surdos com os ouvintes exige um olhar mais específico sobre as práticas desenvolvidas dentro da escola, considerando que a totalidade do ato educativo envolve uma mudança de postura, tanto dos profissionais quanto dos alunos. Entender as diferenças no âmbito escolar vai além de pura e simplesmente utilizar procedimentos que visam reduzir preconceitos sociais frente a minorias. Devemos observar que quando acontece uma interação, independente se é escrita ou oral, isso ocorre em um momento específico, a partir de um determinado espaço e também com alguns interlocutores, enfatizando que o uso da linguagem não ocorre em um vácuo social. É cada vez mais comum, a discussão sobre a inclusão dos surdos no contexto de escola regular, pois muitos acreditam e sabem das dificuldades que eles passam ao serem inseridos, incluídos no ensino comum, principalmente, no que se refere à interação, comunicação, ter o outro como alguém, sujeito importante e necessário para que aconteça a relação social e a construção de conhecimento estando num mesmo espaço escolar dos ouvintes. Neste sentido, esse projeto tem como finalidade proporcionar aos estudantes inseridos no contexto de escola inclusiva uma construção de vínculos, desmistificando as “diferenças”, implicando as relações humanas vivenciadas no dia a dia, com suas incertezas, dificuldades e potencialidades, compreendendo o outro na sua diferença, sabendo que todo indivíduo possui capacidades e limitações. É importante enfatizar também como se tem dado no contexto de sala de aula a inserção desses alunos surdos, onde a maioria são ouvintes, falantes, usuários de uma língua articulada verbalmente e captada auditivamente.