Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRE PRÁTICAS E SABERES

Palavra-chaves: Estágio Supervisionado, Prática Pedagógica, Saberes Docentes Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 392
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 1661
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRE PRÁTICAS E SABERES"
    "resumo" => "A Prática Pedagógica se constitui como espaço propício à construção de saberes para ensinar, cuja característica principal é a possibilidade de o professor em formação vivenciar atividades teórico-práticas de ensino e de aprendizagem. Diante disso, estamos desenvolvendo uma pesquisa cujos objetivos são analisar, sob o ponto de vista do aluno de Pedagogia, a relação entre formação acadêmica e prática docente, percebendo a relação teoria prática no encontro com as ações docente, através da disciplina Prática Pedagógica; e caracterizar os aspectos da formação que promovem a aproximação entre a formação acadêmica e a prática docente. Para tanto, estabelecemos como questões norteadoras: como o discente da UFPI do curso de Pedagogia vê a relação entre formação acadêmica e a prática docente? Qual a importância do Estágio Supervisionado na construção de saberes para ensinar? Como aporte teórico, estamos nos fundamentando em Pimenta (2011); Souza (2006); Guimarães (2004); Tardif (2002), entre outros. A pesquisa, financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UFPI, é qualitativa, tem as narrativas como metodologia e como instrumento para produção de dados o memorial. O cenário é o Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus Petrônio Portella. As interlocutoras são dez alunas do 9º bloco de Pedagogia. No momento, a pesquisa aponta para os seguintes resultados: o estágio supervisionado é importante para a construção do repertório de saberes do professor em formação e exerce influência na formação docente; a prática pedagógica no estágio supervisionado é fonte importante de saberes experienciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Prática pedagógica, Saberes docentes"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "bc5ad7ea1a678b1273e1c1502758ea73_1661.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA  ANTONIA ALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARI ANTONIA"
    "autor_email" => "mariantonialima7@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 392
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 1661
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: ENTRE PRÁTICAS E SABERES"
    "resumo" => "A Prática Pedagógica se constitui como espaço propício à construção de saberes para ensinar, cuja característica principal é a possibilidade de o professor em formação vivenciar atividades teórico-práticas de ensino e de aprendizagem. Diante disso, estamos desenvolvendo uma pesquisa cujos objetivos são analisar, sob o ponto de vista do aluno de Pedagogia, a relação entre formação acadêmica e prática docente, percebendo a relação teoria prática no encontro com as ações docente, através da disciplina Prática Pedagógica; e caracterizar os aspectos da formação que promovem a aproximação entre a formação acadêmica e a prática docente. Para tanto, estabelecemos como questões norteadoras: como o discente da UFPI do curso de Pedagogia vê a relação entre formação acadêmica e a prática docente? Qual a importância do Estágio Supervisionado na construção de saberes para ensinar? Como aporte teórico, estamos nos fundamentando em Pimenta (2011); Souza (2006); Guimarães (2004); Tardif (2002), entre outros. A pesquisa, financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UFPI, é qualitativa, tem as narrativas como metodologia e como instrumento para produção de dados o memorial. O cenário é o Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus Petrônio Portella. As interlocutoras são dez alunas do 9º bloco de Pedagogia. No momento, a pesquisa aponta para os seguintes resultados: o estágio supervisionado é importante para a construção do repertório de saberes do professor em formação e exerce influência na formação docente; a prática pedagógica no estágio supervisionado é fonte importante de saberes experienciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Prática pedagógica, Saberes docentes"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "bc5ad7ea1a678b1273e1c1502758ea73_1661.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA  ANTONIA ALVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARI ANTONIA"
    "autor_email" => "mariantonialima7@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A Prática Pedagógica se constitui como espaço propício à construção de saberes para ensinar, cuja característica principal é a possibilidade de o professor em formação vivenciar atividades teórico-práticas de ensino e de aprendizagem. Diante disso, estamos desenvolvendo uma pesquisa cujos objetivos são analisar, sob o ponto de vista do aluno de Pedagogia, a relação entre formação acadêmica e prática docente, percebendo a relação teoria prática no encontro com as ações docente, através da disciplina Prática Pedagógica; e caracterizar os aspectos da formação que promovem a aproximação entre a formação acadêmica e a prática docente. Para tanto, estabelecemos como questões norteadoras: como o discente da UFPI do curso de Pedagogia vê a relação entre formação acadêmica e a prática docente? Qual a importância do Estágio Supervisionado na construção de saberes para ensinar? Como aporte teórico, estamos nos fundamentando em Pimenta (2011); Souza (2006); Guimarães (2004); Tardif (2002), entre outros. A pesquisa, financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UFPI, é qualitativa, tem as narrativas como metodologia e como instrumento para produção de dados o memorial. O cenário é o Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus Petrônio Portella. As interlocutoras são dez alunas do 9º bloco de Pedagogia. No momento, a pesquisa aponta para os seguintes resultados: o estágio supervisionado é importante para a construção do repertório de saberes do professor em formação e exerce influência na formação docente; a prática pedagógica no estágio supervisionado é fonte importante de saberes experienciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.