Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A CONFIGURAÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA NA PRODUÇÃO DA RESENHA ESCOLAR

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4075
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 211
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A CONFIGURAÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA NA PRODUÇÃO DA RESENHA ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho busca avaliar como a competência crítica de alunos do ensino fundamental II configura-se nas produções de resenha escolar. Desse modo, movidos pelo interesse em trabalhar com atividades que envolvam, de forma integrada, a leitura, escrita e análise linguística a partir da promoção de gênero escrito, foi desenvolvida, mediante as atividades de intervenção do subprojeto PIBID/LETRAS/UFCG, uma oficina com foco na produção do gênero resenha escolar, com o intuito de propiciar condições efetivas de escrita a partir da avaliação de curta-metragens, como também de desenvolver a competência crítica – especificamente em relação ao julgamento de valor – nos alunos/participantes. Para isso, destacamos as etapas de escrita e reescrita do gênero durante o período da oficina, o contexto de produção em que os participantes estavam inseridos, como também o encaminhamento que os ministrantes bolsistas concediam para a produção textual. Diante da análise das produções escritas, foram constatadas algumas peculiaridades nas resenhas produzidas pelos alunos: dificuldades no tocante à progressão das ideias, bem como a materialização da competência crítica – aspecto importante para a produção do gênero em questão – feita de forma discreta. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Machado et al. (2004) e Motta-Roth & Hendges (2010), nas orientações do PCN de Língua Portuguesa (1998) e em Antunes (2003)."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_211_88bfe2d3174eb9e6ea71483aaccce3c9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HERMANO OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hermanoliveira.letras@hot"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4075
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 211
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A CONFIGURAÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA NA PRODUÇÃO DA RESENHA ESCOLAR"
    "resumo" => "Este trabalho busca avaliar como a competência crítica de alunos do ensino fundamental II configura-se nas produções de resenha escolar. Desse modo, movidos pelo interesse em trabalhar com atividades que envolvam, de forma integrada, a leitura, escrita e análise linguística a partir da promoção de gênero escrito, foi desenvolvida, mediante as atividades de intervenção do subprojeto PIBID/LETRAS/UFCG, uma oficina com foco na produção do gênero resenha escolar, com o intuito de propiciar condições efetivas de escrita a partir da avaliação de curta-metragens, como também de desenvolver a competência crítica – especificamente em relação ao julgamento de valor – nos alunos/participantes. Para isso, destacamos as etapas de escrita e reescrita do gênero durante o período da oficina, o contexto de produção em que os participantes estavam inseridos, como também o encaminhamento que os ministrantes bolsistas concediam para a produção textual. Diante da análise das produções escritas, foram constatadas algumas peculiaridades nas resenhas produzidas pelos alunos: dificuldades no tocante à progressão das ideias, bem como a materialização da competência crítica – aspecto importante para a produção do gênero em questão – feita de forma discreta. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Machado et al. (2004) e Motta-Roth & Hendges (2010), nas orientações do PCN de Língua Portuguesa (1998) e em Antunes (2003)."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_211_88bfe2d3174eb9e6ea71483aaccce3c9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HERMANO OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hermanoliveira.letras@hot"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

Este trabalho busca avaliar como a competência crítica de alunos do ensino fundamental II configura-se nas produções de resenha escolar. Desse modo, movidos pelo interesse em trabalhar com atividades que envolvam, de forma integrada, a leitura, escrita e análise linguística a partir da promoção de gênero escrito, foi desenvolvida, mediante as atividades de intervenção do subprojeto PIBID/LETRAS/UFCG, uma oficina com foco na produção do gênero resenha escolar, com o intuito de propiciar condições efetivas de escrita a partir da avaliação de curta-metragens, como também de desenvolver a competência crítica – especificamente em relação ao julgamento de valor – nos alunos/participantes. Para isso, destacamos as etapas de escrita e reescrita do gênero durante o período da oficina, o contexto de produção em que os participantes estavam inseridos, como também o encaminhamento que os ministrantes bolsistas concediam para a produção textual. Diante da análise das produções escritas, foram constatadas algumas peculiaridades nas resenhas produzidas pelos alunos: dificuldades no tocante à progressão das ideias, bem como a materialização da competência crítica – aspecto importante para a produção do gênero em questão – feita de forma discreta. Este trabalho fundamenta-se nos estudos de Machado et al. (2004) e Motta-Roth & Hendges (2010), nas orientações do PCN de Língua Portuguesa (1998) e em Antunes (2003).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.