Este trabalho é resultado de uma pesquisa que investigou como famílias de classes populares, residentes no bairro da CONPEL, no município de Pocinhos-PB, lidam com os processos de escolarização dos filhos. Para tanto, procuramos compreender quais as expectativas dessas famílias em relação à educação e à escola e identificar as estratégias adotadas por essas famílias no que diz respeito ao processo de escolarização dos seus filhos. A pesquisa se dividiu em duas etapas. Da primeira participaram um total de 33 famílias, 10% do total familiares da comunidade. Nesta etapa procurou-se construir um perfil desses agrupamentos. Para isso nos utilizamos de um Questionário de Caracterização. As respostas aos questionários foram inseridas no banco de dados do programa estatístico SPSS e feitas análises de freqüência. Na segunda etapa, procurou-se acessar o conteúdo simbólico referente às expectativas quanto à escola e à educação e ter acesso às diferentes estratégias de escolarização. Utilizamos para isso um questionário de significados e as informações foram submetidas à análise de conteúdo (BARDIN,1995). Desta etapa, participaram 17 famílias. Pudemos notar que estas famílias cultivam uma expectativa positiva em relação à educação. Que estas expectativas dizem respeito a uma visão de educação bastante pragmática, que enxerga a escola como um espaço garantidor de um futuro melhor e de habilidades que possam garantir esse futuro. Por fim, pudemos notar também que estes agrupamentos sociais desenvolvem um conjunto de estratégias voltadas para a garantia de um bom rendimento escolar dos filhos.