Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE SURDOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44238
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 573
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS:  DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo com foco nos estudos sobre formação de professores, tendo como objetivo geral, realizar um estudo sobre a formação de professores para a educação de alunos surdos no ensino regular. Para nos referendar no trabalho trazemos como aporte teórico os autores que discutem: As adaptações curriculares para a educação inclusiva (CORREIA, 1999; FERREIRA, 2006); A formação profissional e os saberes docentes (LIBÂNEO, 2010; PIMENTA, 2000; TARDIF 2011, 2012); A importância da educação bilíngue e da valorização da identidade e cultura surda (SKLIAR, 2005, 2006; PERLIN, 2000; QUADROS, 1997) Na coleta de dados utilizamos entrevistas e o roteiro de observações. Como sujeitos da pesquisa participaram duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escola pública na cidade de Mamanguape- PB. Os resultados da nossa pesquisa apontam para a necessidade de mudanças na formação dos professores, para auxiliá-los no desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem as individualidades dos alunos surdos e que promovam a participação ativa desses educandos, culminando em um processo ensino-aprendizagem efetivo, respeitando e considerando. Os resultados também indicam a Língua Brasileira de Sinais – Libras, deve ser considerada e respeitada como marcador cultural indenitário e linguístico pois possibilita a pessoa surda construir significado e aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID639_03082018004154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÉRCIA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MÉRCIA SILVA"
    "autor_email" => "merciasilvadelima@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44238
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 573
    "inscrito_id" => 639
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS:  DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O presente trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo com foco nos estudos sobre formação de professores, tendo como objetivo geral, realizar um estudo sobre a formação de professores para a educação de alunos surdos no ensino regular. Para nos referendar no trabalho trazemos como aporte teórico os autores que discutem: As adaptações curriculares para a educação inclusiva (CORREIA, 1999; FERREIRA, 2006); A formação profissional e os saberes docentes (LIBÂNEO, 2010; PIMENTA, 2000; TARDIF 2011, 2012); A importância da educação bilíngue e da valorização da identidade e cultura surda (SKLIAR, 2005, 2006; PERLIN, 2000; QUADROS, 1997) Na coleta de dados utilizamos entrevistas e o roteiro de observações. Como sujeitos da pesquisa participaram duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escola pública na cidade de Mamanguape- PB. Os resultados da nossa pesquisa apontam para a necessidade de mudanças na formação dos professores, para auxiliá-los no desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem as individualidades dos alunos surdos e que promovam a participação ativa desses educandos, culminando em um processo ensino-aprendizagem efetivo, respeitando e considerando. Os resultados também indicam a Língua Brasileira de Sinais – Libras, deve ser considerada e respeitada como marcador cultural indenitário e linguístico pois possibilita a pessoa surda construir significado e aprendizagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA7_ID639_03082018004154.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÉRCIA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MÉRCIA SILVA"
    "autor_email" => "merciasilvadelima@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada no componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo com foco nos estudos sobre formação de professores, tendo como objetivo geral, realizar um estudo sobre a formação de professores para a educação de alunos surdos no ensino regular. Para nos referendar no trabalho trazemos como aporte teórico os autores que discutem: As adaptações curriculares para a educação inclusiva (CORREIA, 1999; FERREIRA, 2006); A formação profissional e os saberes docentes (LIBÂNEO, 2010; PIMENTA, 2000; TARDIF 2011, 2012); A importância da educação bilíngue e da valorização da identidade e cultura surda (SKLIAR, 2005, 2006; PERLIN, 2000; QUADROS, 1997) Na coleta de dados utilizamos entrevistas e o roteiro de observações. Como sujeitos da pesquisa participaram duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escola pública na cidade de Mamanguape- PB. Os resultados da nossa pesquisa apontam para a necessidade de mudanças na formação dos professores, para auxiliá-los no desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem as individualidades dos alunos surdos e que promovam a participação ativa desses educandos, culminando em um processo ensino-aprendizagem efetivo, respeitando e considerando. Os resultados também indicam a Língua Brasileira de Sinais – Libras, deve ser considerada e respeitada como marcador cultural indenitário e linguístico pois possibilita a pessoa surda construir significado e aprendizagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.