Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, LEITURA, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44310
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 677
    "inscrito_id" => 2604
    "titulo" => "A LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho intitulado A leitura como estratégia de suporte para alunos com dificuldades de aprendizagem traz uma proposta na busca de se superar as dificuldades de aprendizagem encontradas por alunos nas aulas Língua Portuguesa, em meio ao processo da aprendizagem da leitura, objetivamos apresentar o processo de formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura dentro do universo letrado. Para tanto, pesquisamos e analisamos questões ligadas ao processo da formação do aluno, enquanto um ser leitor, o qual faz uso de estratégias para desenvolver a prática leitora. Buscamos abordar o incentivo da leitura enquanto uma prática dinâmica e motivadora, pois sabemos que há a necessidade de propor estratégias facilitadoras para alunos com dificuldades de aprendizagem nas aulas de linguagem, enfocando que os alunos já possuíam um vasto conhecimento dos letramentos sociais e a prática da leitura enquanto algo essencial cotidianamente. Identificamos e relacionamos a importância de se estimular o desenvolvimento das estratégias de leitura em meio ao ato de ler. Com o estudo realizado, percebemos que o ensino de leitura de maneira dinâmica e estratégica tem o caráter de oferecer aos alunos meios para diminuírem suas dificuldades de aprendizagem e servem de base para que os mesmos venham desenvolver sua aprendizagem e atuem, significativamente, como leitores proficientes diante das vivências sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, LEITURA, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID2604_03082018234459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÍLVIA RAQUEL NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SÍLVIA"
    "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44310
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 677
    "inscrito_id" => 2604
    "titulo" => "A LEITURA COMO ESTRATÉGIA DE SUPORTE PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho intitulado A leitura como estratégia de suporte para alunos com dificuldades de aprendizagem traz uma proposta na busca de se superar as dificuldades de aprendizagem encontradas por alunos nas aulas Língua Portuguesa, em meio ao processo da aprendizagem da leitura, objetivamos apresentar o processo de formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura dentro do universo letrado. Para tanto, pesquisamos e analisamos questões ligadas ao processo da formação do aluno, enquanto um ser leitor, o qual faz uso de estratégias para desenvolver a prática leitora. Buscamos abordar o incentivo da leitura enquanto uma prática dinâmica e motivadora, pois sabemos que há a necessidade de propor estratégias facilitadoras para alunos com dificuldades de aprendizagem nas aulas de linguagem, enfocando que os alunos já possuíam um vasto conhecimento dos letramentos sociais e a prática da leitura enquanto algo essencial cotidianamente. Identificamos e relacionamos a importância de se estimular o desenvolvimento das estratégias de leitura em meio ao ato de ler. Com o estudo realizado, percebemos que o ensino de leitura de maneira dinâmica e estratégica tem o caráter de oferecer aos alunos meios para diminuírem suas dificuldades de aprendizagem e servem de base para que os mesmos venham desenvolver sua aprendizagem e atuem, significativamente, como leitores proficientes diante das vivências sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, LEITURA, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID2604_03082018234459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÍLVIA RAQUEL NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SÍLVIA"
    "autor_email" => "escolapequenogigante@hotm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho intitulado A leitura como estratégia de suporte para alunos com dificuldades de aprendizagem traz uma proposta na busca de se superar as dificuldades de aprendizagem encontradas por alunos nas aulas Língua Portuguesa, em meio ao processo da aprendizagem da leitura, objetivamos apresentar o processo de formação leitora e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura dentro do universo letrado. Para tanto, pesquisamos e analisamos questões ligadas ao processo da formação do aluno, enquanto um ser leitor, o qual faz uso de estratégias para desenvolver a prática leitora. Buscamos abordar o incentivo da leitura enquanto uma prática dinâmica e motivadora, pois sabemos que há a necessidade de propor estratégias facilitadoras para alunos com dificuldades de aprendizagem nas aulas de linguagem, enfocando que os alunos já possuíam um vasto conhecimento dos letramentos sociais e a prática da leitura enquanto algo essencial cotidianamente. Identificamos e relacionamos a importância de se estimular o desenvolvimento das estratégias de leitura em meio ao ato de ler. Com o estudo realizado, percebemos que o ensino de leitura de maneira dinâmica e estratégica tem o caráter de oferecer aos alunos meios para diminuírem suas dificuldades de aprendizagem e servem de base para que os mesmos venham desenvolver sua aprendizagem e atuem, significativamente, como leitores proficientes diante das vivências sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.