Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS QUESTÕES AMBIENTAIS EM NARRATIVA POR IMAGENS DE REGINA COELI RENNÓ E A FORMAÇÃO DO LEITOR

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO LEITOR, NARRATIVA POR IMAGENS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44405
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1051
    "inscrito_id" => 2184
    "titulo" => "AS QUESTÕES AMBIENTAIS EM NARRATIVA POR IMAGENS DE REGINA COELI RENNÓ E A FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "Este artigo é resultado de uma pesquisa na qual focalizou a análise de uma obra específica entitulada Que planeta é esse? da escritora Regina Coeli Rennó. Aqui foram destacadas suas características, a exemplo de suas ilustrações e da visão de ambiente nela contida, apontando como suas imagens podem ser utilizadas para despertar, em crianças leitoras, através da mediação de algum adulto, reflexões sobre as questões ambientais. Pelo fato dessa pesquisa ter se voltado para a análise da referida obra, classifica-se como de natureza descritivo-analítica, de caráter qualitativo. Na descrição e avaliação da obra literária selecionada, foram contemplados os seguintes aspectos: visão de meio ambiente que veicula; mensagem final que deixa ao leitor sobre sua responsabilidade na degradação e/ou na recuperação desse ambiente; forma como apresenta os personagens e as consequências de suas atitudes sobre a degradação e a recuperação do meio ambiente; importância dos detalhes das imagens e características da técnica de ilustração usada para favorecer a compreensão do pequeno leitor; condução da narrativa e sua importância na construção do pensamento do leitor. A narrativa por imagem, aqui analisada, demonstra o quanto ela é relevante, pois proporciona uma melhor formação leitora aos pequenos, inclusive os que têm maiores dificuldades com a leitura do código verbal escrito, e ao mesmo tempo conscientiza-os a respeito das questões ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, NARRATIVA POR IMAGENS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA1_ID2184_12082018221052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULYANNER LEITE MÉLO REGIS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "DE ARAUJO"
    "autor_email" => "julyannerleite@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44405
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1051
    "inscrito_id" => 2184
    "titulo" => "AS QUESTÕES AMBIENTAIS EM NARRATIVA POR IMAGENS DE REGINA COELI RENNÓ E A FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "Este artigo é resultado de uma pesquisa na qual focalizou a análise de uma obra específica entitulada Que planeta é esse? da escritora Regina Coeli Rennó. Aqui foram destacadas suas características, a exemplo de suas ilustrações e da visão de ambiente nela contida, apontando como suas imagens podem ser utilizadas para despertar, em crianças leitoras, através da mediação de algum adulto, reflexões sobre as questões ambientais. Pelo fato dessa pesquisa ter se voltado para a análise da referida obra, classifica-se como de natureza descritivo-analítica, de caráter qualitativo. Na descrição e avaliação da obra literária selecionada, foram contemplados os seguintes aspectos: visão de meio ambiente que veicula; mensagem final que deixa ao leitor sobre sua responsabilidade na degradação e/ou na recuperação desse ambiente; forma como apresenta os personagens e as consequências de suas atitudes sobre a degradação e a recuperação do meio ambiente; importância dos detalhes das imagens e características da técnica de ilustração usada para favorecer a compreensão do pequeno leitor; condução da narrativa e sua importância na construção do pensamento do leitor. A narrativa por imagem, aqui analisada, demonstra o quanto ela é relevante, pois proporciona uma melhor formação leitora aos pequenos, inclusive os que têm maiores dificuldades com a leitura do código verbal escrito, e ao mesmo tempo conscientiza-os a respeito das questões ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO LEITOR, NARRATIVA POR IMAGENS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA1_ID2184_12082018221052.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULYANNER LEITE MÉLO REGIS DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "DE ARAUJO"
    "autor_email" => "julyannerleite@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa na qual focalizou a análise de uma obra específica entitulada Que planeta é esse? da escritora Regina Coeli Rennó. Aqui foram destacadas suas características, a exemplo de suas ilustrações e da visão de ambiente nela contida, apontando como suas imagens podem ser utilizadas para despertar, em crianças leitoras, através da mediação de algum adulto, reflexões sobre as questões ambientais. Pelo fato dessa pesquisa ter se voltado para a análise da referida obra, classifica-se como de natureza descritivo-analítica, de caráter qualitativo. Na descrição e avaliação da obra literária selecionada, foram contemplados os seguintes aspectos: visão de meio ambiente que veicula; mensagem final que deixa ao leitor sobre sua responsabilidade na degradação e/ou na recuperação desse ambiente; forma como apresenta os personagens e as consequências de suas atitudes sobre a degradação e a recuperação do meio ambiente; importância dos detalhes das imagens e características da técnica de ilustração usada para favorecer a compreensão do pequeno leitor; condução da narrativa e sua importância na construção do pensamento do leitor. A narrativa por imagem, aqui analisada, demonstra o quanto ela é relevante, pois proporciona uma melhor formação leitora aos pequenos, inclusive os que têm maiores dificuldades com a leitura do código verbal escrito, e ao mesmo tempo conscientiza-os a respeito das questões ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.