Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, DEFICIENTES VISUAIS, MODELOS DIDÁTICOS Pôster (PO) GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44423
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 1373
    "titulo" => "ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Trabalhar o ensino de ciências de forma lúdica é um dos grandes desafios a ser efetivado durante o processo de ensino-aprendizagem e quando pensamos em práticas pedagógicas inclusivas para deficientes visuais a dificuldade é cada vez maior. A partir deste ponto de vista, tivemos como objetivo realizar atividade prática de ciências para estudantes deficientes visuais. Realizamos um relato de experiência em que no primeiro momento descrevemos uma atividade sobre etnobotânica com dois estudantes deficientes visuais em uma escola pública de Crato – CE, aliado a isso, evidenciamos, também, a fase de andamento do estudo, bem como a possibilidade de ser realizado outras atividades com a utilização de modelos didáticos de ciências em diferentes escolas com outros estudantes com mesmo perfil, despertando o conhecimento científico e possibilitando uma educação mais qualitativa e igualitária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, DEFICIENTES VISUAIS, MODELOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA17_ID1373_31072018203833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIANA MICAELA AMORIM LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "MICAELA"
    "autor_email" => "micaela_lemos@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44423
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 428
    "inscrito_id" => 1373
    "titulo" => "ATIVIDADE DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DEFICIENTES VISUAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Trabalhar o ensino de ciências de forma lúdica é um dos grandes desafios a ser efetivado durante o processo de ensino-aprendizagem e quando pensamos em práticas pedagógicas inclusivas para deficientes visuais a dificuldade é cada vez maior. A partir deste ponto de vista, tivemos como objetivo realizar atividade prática de ciências para estudantes deficientes visuais. Realizamos um relato de experiência em que no primeiro momento descrevemos uma atividade sobre etnobotânica com dois estudantes deficientes visuais em uma escola pública de Crato – CE, aliado a isso, evidenciamos, também, a fase de andamento do estudo, bem como a possibilidade de ser realizado outras atividades com a utilização de modelos didáticos de ciências em diferentes escolas com outros estudantes com mesmo perfil, despertando o conhecimento científico e possibilitando uma educação mais qualitativa e igualitária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, DEFICIENTES VISUAIS, MODELOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD4_SA17_ID1373_31072018203833.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIANA MICAELA AMORIM LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "MICAELA"
    "autor_email" => "micaela_lemos@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Trabalhar o ensino de ciências de forma lúdica é um dos grandes desafios a ser efetivado durante o processo de ensino-aprendizagem e quando pensamos em práticas pedagógicas inclusivas para deficientes visuais a dificuldade é cada vez maior. A partir deste ponto de vista, tivemos como objetivo realizar atividade prática de ciências para estudantes deficientes visuais. Realizamos um relato de experiência em que no primeiro momento descrevemos uma atividade sobre etnobotânica com dois estudantes deficientes visuais em uma escola pública de Crato – CE, aliado a isso, evidenciamos, também, a fase de andamento do estudo, bem como a possibilidade de ser realizado outras atividades com a utilização de modelos didáticos de ciências em diferentes escolas com outros estudantes com mesmo perfil, despertando o conhecimento científico e possibilitando uma educação mais qualitativa e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.