Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AULA DE JUDÔ ADAPTADA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: VIVÊNCIAS NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

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      VIVÊNCIAS NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO\r\n
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      Nesse relato de experiência, trazemos à tona as vivências aulas de Judô realizadas junto a\r\n
      turmas de alunos não deficientes do 5º ao 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental e\r\n
      Médio, situada em Campina Grande-PB. Numa relação de parceria com a comunidade\r\n
      escolar, nosso objetivo com essa intervenção didática foi desenvolver atividades de Judô que\r\n
      possibilitassem a integração de todos os indivíduos a partir da valorização do respeito às\r\n
      diferenças e da reflexão sobre os ensinamentos de Jigoro Kano, Mestre Fundador do Esporte\r\n
      Judô (1882). Nossa experiência de ensino foi realizada durante um encontro do programa\r\n
      Novo Mais Educação equivalente a 4 horas-aula no contra-turno das atividades escolares dos\r\n
      aprendizes envolvidos. No total, a aula envolveu 15 alunos do ensino fundamental (anos\r\n
      finais), pertencentes à faixa etária de 09 a 13 anos de idade. Nesse encontro, os aprendizes não\r\n
      deficientes foram direcionados ao Judô adaptado a pessoas com deficiência visual com a\r\n
      finalidade de fazê-los viver a experiência de se movimentar segundo as técnicas do esporte,\r\n
      mas sem usar o sentido da visão. Ao final dos trabalhos, nosso objetivo foi alcançado, pois os\r\n
      alunos sentiram como é a rotina do dia a dia do deficiente visual e de como é feita a prática\r\n
      desse esporte de luta por portadores de deficiência visual, seja ela total ou parcial. Assim\r\n
      sendo, é imprescindível refletirmos e aperfeiçoarmos nossas práticas pedagógicas quanto à\r\n
      formação educacional das pessoas com deficiência e sua inclusão satisfatória aos ambientes\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

AULA DE JUDÔ ADAPTADA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: VIVÊNCIAS NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Nesse relato de experiência, trazemos à tona as vivências aulas de Judô realizadas junto a turmas de alunos não deficientes do 5º ao 9º ano de uma escola de Ensino Fundamental e Médio, situada em Campina Grande-PB. Numa relação de parceria com a comunidade escolar, nosso objetivo com essa intervenção didática foi desenvolver atividades de Judô que possibilitassem a integração de todos os indivíduos a partir da valorização do respeito às diferenças e da reflexão sobre os ensinamentos de Jigoro Kano, Mestre Fundador do Esporte Judô (1882). Nossa experiência de ensino foi realizada durante um encontro do programa Novo Mais Educação equivalente a 4 horas-aula no contra-turno das atividades escolares dos aprendizes envolvidos. No total, a aula envolveu 15 alunos do ensino fundamental (anos finais), pertencentes à faixa etária de 09 a 13 anos de idade. Nesse encontro, os aprendizes não deficientes foram direcionados ao Judô adaptado a pessoas com deficiência visual com a finalidade de fazê-los viver a experiência de se movimentar segundo as técnicas do esporte, mas sem usar o sentido da visão. Ao final dos trabalhos, nosso objetivo foi alcançado, pois os alunos sentiram como é a rotina do dia a dia do deficiente visual e de como é feita a prática desse esporte de luta por portadores de deficiência visual, seja ela total ou parcial. Assim sendo, é imprescindível refletirmos e aperfeiçoarmos nossas práticas pedagógicas quanto à formação educacional das pessoas com deficiência e sua inclusão satisfatória aos ambientes escolares assim como nas demais instâncias sociais. Palavras-chave: Inclusão, Judô, deficiência visual, Novo Mais Educação.

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