Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

BRINCANDO COM OS DEDINHOS: OS MUDRAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: ENSINO, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, VIVÊNCIAS, MUDRAS, MUDRAS Comunicação Oral (CO) GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44447
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 871
    "inscrito_id" => 2064
    "titulo" => "BRINCANDO COM OS DEDINHOS: OS MUDRAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A partir de algumas vivências de Educação Emocional aplicada na turma do Maternal com crianças de 2 e 3 anos de idade na Creche Marieta Marinho Falcão situada na cidades de Queimadas-PB, refletimos sobre a contribuição da Educação Emocional no processo de ensino, a partir da visibilidade da experiência realizada. Com isso a pesquisa-ação que vem sendo desenvolvida sobre as experiências de Educação Emocional sistematizando e refletindo a aplicação de algumas vivências de Educação Emocional em sala de aula, através de algumas observações feitas sobre os sentimentos das crianças em relação ao próximo procuramos trabalhar um pouco essas emoções através da prática exercida. Foram escolhidos os exercícios dos Mudras por serem feitos através de gestos com as mãos chamando assim atenção das crianças durante a realização e por terem um efeito relaxante após aplicação dos mesmos. Mudras são gestos realizados com as mãos que estimulam e equilibram os fluxos de energia no corpo. Os Mudras são mais usados na prática de Yoga, pois traz o foco mental para o momento presente, evita dispersão mental e aumenta a estabilidade nas posturas de equilíbrio. As vivências de Educação Emocional vêm apresentando grandes resultados e observa-se que o comportamento das crianças vem melhorando bastante, estão mais calmas, atenciosos e concentrados durante as aulas, também vem sendo trabalhado através dos exercícios o cuidado com o outro, o respeito e compartilhamento de objetos, mostrando que devemos sempre ajudar o próximo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "ENSINO, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, VIVÊNCIAS, MUDRAS, MUDRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA27_ID2064_11082018193459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESA BEZERRA DE ALCANTARA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "VANESA ALCANTARA"
    "autor_email" => "vanessa.alcantara.g@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44447
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 871
    "inscrito_id" => 2064
    "titulo" => "BRINCANDO COM OS DEDINHOS: OS MUDRAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A partir de algumas vivências de Educação Emocional aplicada na turma do Maternal com crianças de 2 e 3 anos de idade na Creche Marieta Marinho Falcão situada na cidades de Queimadas-PB, refletimos sobre a contribuição da Educação Emocional no processo de ensino, a partir da visibilidade da experiência realizada. Com isso a pesquisa-ação que vem sendo desenvolvida sobre as experiências de Educação Emocional sistematizando e refletindo a aplicação de algumas vivências de Educação Emocional em sala de aula, através de algumas observações feitas sobre os sentimentos das crianças em relação ao próximo procuramos trabalhar um pouco essas emoções através da prática exercida. Foram escolhidos os exercícios dos Mudras por serem feitos através de gestos com as mãos chamando assim atenção das crianças durante a realização e por terem um efeito relaxante após aplicação dos mesmos. Mudras são gestos realizados com as mãos que estimulam e equilibram os fluxos de energia no corpo. Os Mudras são mais usados na prática de Yoga, pois traz o foco mental para o momento presente, evita dispersão mental e aumenta a estabilidade nas posturas de equilíbrio. As vivências de Educação Emocional vêm apresentando grandes resultados e observa-se que o comportamento das crianças vem melhorando bastante, estão mais calmas, atenciosos e concentrados durante as aulas, também vem sendo trabalhado através dos exercícios o cuidado com o outro, o respeito e compartilhamento de objetos, mostrando que devemos sempre ajudar o próximo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "ENSINO, EDUCAÇÃO EMOCIONAL, VIVÊNCIAS, MUDRAS, MUDRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA27_ID2064_11082018193459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESA BEZERRA DE ALCANTARA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "VANESA ALCANTARA"
    "autor_email" => "vanessa.alcantara.g@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A partir de algumas vivências de Educação Emocional aplicada na turma do Maternal com crianças de 2 e 3 anos de idade na Creche Marieta Marinho Falcão situada na cidades de Queimadas-PB, refletimos sobre a contribuição da Educação Emocional no processo de ensino, a partir da visibilidade da experiência realizada. Com isso a pesquisa-ação que vem sendo desenvolvida sobre as experiências de Educação Emocional sistematizando e refletindo a aplicação de algumas vivências de Educação Emocional em sala de aula, através de algumas observações feitas sobre os sentimentos das crianças em relação ao próximo procuramos trabalhar um pouco essas emoções através da prática exercida. Foram escolhidos os exercícios dos Mudras por serem feitos através de gestos com as mãos chamando assim atenção das crianças durante a realização e por terem um efeito relaxante após aplicação dos mesmos. Mudras são gestos realizados com as mãos que estimulam e equilibram os fluxos de energia no corpo. Os Mudras são mais usados na prática de Yoga, pois traz o foco mental para o momento presente, evita dispersão mental e aumenta a estabilidade nas posturas de equilíbrio. As vivências de Educação Emocional vêm apresentando grandes resultados e observa-se que o comportamento das crianças vem melhorando bastante, estão mais calmas, atenciosos e concentrados durante as aulas, também vem sendo trabalhado através dos exercícios o cuidado com o outro, o respeito e compartilhamento de objetos, mostrando que devemos sempre ajudar o próximo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.