Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONHECIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE)

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, DEFICIÊNCIA, ESCOLA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A Educação Ambiental na perspectiva da Educação Inclusiva auxilia na aprendizagem e na conscientização dos alunos em relação à natureza e na construção de valores éticos e morais. Este estudo teve por objetivo avaliar o conhecimento de professores do ensino fundamental de Patos, Paraíba, sobre o ensino de Educação Ambiental para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Foram entrevistados 14 professores, por meio da aplicação de questionário contendo 10 questões abertas sobre o conhecimento dos professores em relação a Educação Ambiental e Educação Inclusiva. Os resultados reportaram que metade dos professores conceituou a Educação Ambiental relacionando-a com a preservação e a conservação do meio ambiente, enquanto que 42,9% relacionou contextualizando de acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental. A maioria dos professores desenvolve a Educação Ambiental nas suas aulas (71,4%). Metade dos professores citou que a principal NEE encontrada na sala de aula é de alunos com deficiência auditiva, seguida pelo déficit de atenção (28,6%), dislexia (7,2%) e deficiências visuais (7,2%). 71,4% dos professores afirmaram que não é disponibilizado apoio ou material pedagógico para desenvolver a inclusão desses alunos no ensino da Educação Ambiental. Envolver a Educação Ambiental no ensino a alunos com NEE possibilita aos professores uma amplitude de metodologias didáticas que promovam a relação do homem com a natureza, ao mesmo tempo proporciona uma educação de qualidade com a inclusão desses alunos nessas dinâmicas.

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