Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO/ANDAIMAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS: UMA ANÁLISE DE UMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CICLO III DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: SOCIOLINGUÍSTICA, INTERAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO, LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Todo o construto deste trabalho está ancorado em dois conceitos baseados na sociolinguística interacional - a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, traçada por Vygotsky em seus estudos sobre o desenvolvimento das crianças, a qual se refere ao espaço entre aquilo que o sujeito consegue fazer de modo independente e as funções que só consegue realizar com a mediação de alguém mais capaz e a teoria de Gumperz (1998) acerca das convenções de contextualização que seriam os traços linguísticos utilizados pelo falante para sinalizar o seu discurso – assim, as pistas de contextualização são utilizadas tendo em vista a monitoração da compreensão por parte dos ouvintes. A pesquisa aqui exposta tem como objetivo analisar as contribuições da Mediação/andaimagem para a compreensão de conceitos em uma aula de Língua Portuguesa, sobre variações linguísticas. O corpus para análise e resultados dos registros foi produzido a partir de gravação em áudio, em turma do ciclo III, referente ao 6º e 7º ano, modalidade EJA da ECIT “Professor Cícero Severo Lopes”, São Domingos – PB e transcrito a partir dos métodos de Marcuschi (1991) para a análise da conversação.

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