Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DE QUEM SE FALA E PARA QUEM SE FALA? O ENSINO DE GEOGRAFIA E A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, GEOGRAFIA, DIVERSIDADE, DIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL
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      Compreendendo a escola como um ambiente de encontro de diferentes culturas, discutiremos acerca\r\n
      do currículo como uma construção social, caracterizando-se como “arma” ideológica, que contribui\r\n
      para a supremacia de uma cultura dominante sobre as outras e, posteriormente, problematizamos\r\n
      acerca da discussão da temática étnico-racial no ensino de Geografia, a partir do livro didático e da Lei\r\n
      10.639/03. Diante disso, apresentaremos reflexões acerca da Lei 10.639/03 que estabelece a\r\n
      obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todo o currículo escolar, na qual\r\n
      trataremos especificamente no Ensino de Geografia para o Ensino Fundamental I. Neste sentido,\r\n
      temos como objetivo refletir como ensino e o livro didático podem contribuir para a perpetuação de\r\n
      práticas de exclusão e reforçar a supremacia de uma cultura dominante, desconsiderando a diversidade\r\n
      racial e cultural existente na sociedade e no próprio contexto escolar. Para tanto, a metodologia de\r\n
      estudo utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por tratar de materiais já publicados sobre a temática, a\r\n
      fim de fundamentar tais discussões. Mediante o exposto, identificamos que o currículo não é neutro,\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

No contexto escolar, há uma grande diversidade cultural e racial que nem sempre são contempladas. Considerar tais especificidades torna-se essencial para que entendamos a afirmação e reprodução de uma cultura hegemônica, a qual perpetua-se através do currículo e dos livros didáticos. Compreendendo a escola como um ambiente de encontro de diferentes culturas, discutiremos acerca do currículo como uma construção social, caracterizando-se como “arma” ideológica, que contribui para a supremacia de uma cultura dominante sobre as outras e, posteriormente, problematizamos acerca da discussão da temática étnico-racial no ensino de Geografia, a partir do livro didático e da Lei 10.639/03. Diante disso, apresentaremos reflexões acerca da Lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todo o currículo escolar, na qual trataremos especificamente no Ensino de Geografia para o Ensino Fundamental I. Neste sentido, temos como objetivo refletir como ensino e o livro didático podem contribuir para a perpetuação de práticas de exclusão e reforçar a supremacia de uma cultura dominante, desconsiderando a diversidade racial e cultural existente na sociedade e no próprio contexto escolar. Para tanto, a metodologia de estudo utilizada foi a pesquisa bibliográfica, por tratar de materiais já publicados sobre a temática, a fim de fundamentar tais discussões. Mediante o exposto, identificamos que o currículo não é neutro, havendo interesse de determinadas classes, que perpetuam-se através deste e, consequentemente, influencia diretamente no ensino.

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