Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIALOGANDO SOBRE O AUTISMO: AS CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E MATERIAIS QUE CONTRIBUEM NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO

Palavra-chaves: AUTISMO, DIAGNÓSTICO, MATERIAIS PEDAGÓGICOS Comunicação Oral (CO) GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44528
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 362
    "inscrito_id" => 1085
    "titulo" => "DIALOGANDO SOBRE O AUTISMO: AS CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E MATERIAIS QUE CONTRIBUEM NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho trata sobre o Autismo, contribuindo no diálogo sobre as causas, sintomas, diagnóstico e materiais que contribuem no processo de intervenção. Temos por objetivo geral: compreender os elementos estruturais sobre o Autismo como: as causas, os sintomas, e materiais que podem ser utilizados na prática docente e em clínica direcionada ao diagnóstico e desenvolvimento da aprendizagem de pessoas autistas. Os objetivos específicos são: a) identificarmos quais são as causas e sintomas que expressam o Espectro Autista; b) analisarmos quais são os materiais que podem auxiliar os profissionais da educação e em clínicas no diagnóstico e no desenvolvimento da aprendizagem de pessoas autistas. Assim, ressaltamos que esta pesquisa é de caráter qualitativo bibliográfico e documental. Para o tratamento dos dados utilizamos Análise de Conteúdo via Análise Temática, que se efetivou em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) tratamento e inferências. Os resultados indicam a importância desse debate estar presente nas escolas, para contemplar não só o corpo docente, mas funcionários e a família, pois o tema do autismo requer ampla compreensão para que as crianças que tenham essa síndrome não sejam estereotipadas como crianças que são “burras” ou que “não conseguem aprender”. Assim, cabe aos profissionais um olhar atento e comprometido com a étnica profissional, para assim, como psicopedagogo analisar caso a caso contribuindo por melhorias para o desenvolvimento de sua aprendizagem. Os materiais didáticos como pudemos observar são um fator importante na contribuição do diagnóstico e no auxilio por uma aprendizagem outra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, DIAGNÓSTICO, MATERIAIS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID1085_28072018105516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "IVENI"
    "autor_email" => "ivenilima@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44528
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 362
    "inscrito_id" => 1085
    "titulo" => "DIALOGANDO SOBRE O AUTISMO: AS CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E MATERIAIS QUE CONTRIBUEM NO PROCESSO DE INTERVENÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho trata sobre o Autismo, contribuindo no diálogo sobre as causas, sintomas, diagnóstico e materiais que contribuem no processo de intervenção. Temos por objetivo geral: compreender os elementos estruturais sobre o Autismo como: as causas, os sintomas, e materiais que podem ser utilizados na prática docente e em clínica direcionada ao diagnóstico e desenvolvimento da aprendizagem de pessoas autistas. Os objetivos específicos são: a) identificarmos quais são as causas e sintomas que expressam o Espectro Autista; b) analisarmos quais são os materiais que podem auxiliar os profissionais da educação e em clínicas no diagnóstico e no desenvolvimento da aprendizagem de pessoas autistas. Assim, ressaltamos que esta pesquisa é de caráter qualitativo bibliográfico e documental. Para o tratamento dos dados utilizamos Análise de Conteúdo via Análise Temática, que se efetivou em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) tratamento e inferências. Os resultados indicam a importância desse debate estar presente nas escolas, para contemplar não só o corpo docente, mas funcionários e a família, pois o tema do autismo requer ampla compreensão para que as crianças que tenham essa síndrome não sejam estereotipadas como crianças que são “burras” ou que “não conseguem aprender”. Assim, cabe aos profissionais um olhar atento e comprometido com a étnica profissional, para assim, como psicopedagogo analisar caso a caso contribuindo por melhorias para o desenvolvimento de sua aprendizagem. Os materiais didáticos como pudemos observar são um fator importante na contribuição do diagnóstico e no auxilio por uma aprendizagem outra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-19 - PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "AUTISMO, DIAGNÓSTICO, MATERIAIS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA23_ID1085_28072018105516.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "IVENI"
    "autor_email" => "ivenilima@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho trata sobre o Autismo, contribuindo no diálogo sobre as causas, sintomas, diagnóstico e materiais que contribuem no processo de intervenção. Temos por objetivo geral: compreender os elementos estruturais sobre o Autismo como: as causas, os sintomas, e materiais que podem ser utilizados na prática docente e em clínica direcionada ao diagnóstico e desenvolvimento da aprendizagem de pessoas autistas. Os objetivos específicos são: a) identificarmos quais são as causas e sintomas que expressam o Espectro Autista; b) analisarmos quais são os materiais que podem auxiliar os profissionais da educação e em clínicas no diagnóstico e no desenvolvimento da aprendizagem de pessoas autistas. Assim, ressaltamos que esta pesquisa é de caráter qualitativo bibliográfico e documental. Para o tratamento dos dados utilizamos Análise de Conteúdo via Análise Temática, que se efetivou em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) tratamento e inferências. Os resultados indicam a importância desse debate estar presente nas escolas, para contemplar não só o corpo docente, mas funcionários e a família, pois o tema do autismo requer ampla compreensão para que as crianças que tenham essa síndrome não sejam estereotipadas como crianças que são “burras” ou que “não conseguem aprender”. Assim, cabe aos profissionais um olhar atento e comprometido com a étnica profissional, para assim, como psicopedagogo analisar caso a caso contribuindo por melhorias para o desenvolvimento de sua aprendizagem. Os materiais didáticos como pudemos observar são um fator importante na contribuição do diagnóstico e no auxilio por uma aprendizagem outra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.