Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTUDO SOBRE AS EMOÇÕES DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA EM TURMAS DA EJA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EMOCIONAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EMPODERAMENTO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44651
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 747
    "inscrito_id" => 3107
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE AS EMOÇÕES DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA EM TURMAS DA EJA"
    "resumo" => "Atualmente vivencia-se uma era denominada inclusiva, embora as pessoas com deficiência continuem a sofrer com barreiras que as impedem de ascender socialmente e de acessar espaços de saber-poder. Diante desta situação de vulnerabilidade são necessárias ações significativas no que tange a prática educativa e pedagógica sob as lentes da sensibilização, da inclusão e com o objetivo de possibilitar o empoderamento desses sujeitos. Dessa forma, este trabalho se apresenta como um relato de experiência acerca de vivências de Educação Emocional com jovens com deficiência intelectual em uma Escola Estadual de uma Fundação Paraibana que atende pessoas com deficiência, localizada na cidade de João Pessoa- PB. No âmbito do Núcleo de Educação Emocional (Neemoc) da Universidade Federal da Paraíba, por meio do Projeto de Extensão “Educação Emocional: um caminho para o empoderamento de jovens com deficiência”, tem-se como objetivo levar aos jovens e adultos participantes a experiência de educar-se emocionalmente através dos fundamentos da Educação Emocional, com vistas ao empoderamento. Os resultados deste trabalho apontam que a compreensão acerca das próprias emoções e a vivência saudável das mesmas pode possibilitar às pessoas com deficiência a superação de situações de vulnerabilidade e invisibilidade, oportunizando o empoderamento desses indivíduos como sujeitos de direitos e autores de sua própria história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EMPODERAMENTO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA27_ID2365_08082018175105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANNY ANGEL DE SOUZA MEDEIROS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANNY"
    "autor_email" => "stephanny_dantas@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44651
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 747
    "inscrito_id" => 3107
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE AS EMOÇÕES DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA EM TURMAS DA EJA"
    "resumo" => "Atualmente vivencia-se uma era denominada inclusiva, embora as pessoas com deficiência continuem a sofrer com barreiras que as impedem de ascender socialmente e de acessar espaços de saber-poder. Diante desta situação de vulnerabilidade são necessárias ações significativas no que tange a prática educativa e pedagógica sob as lentes da sensibilização, da inclusão e com o objetivo de possibilitar o empoderamento desses sujeitos. Dessa forma, este trabalho se apresenta como um relato de experiência acerca de vivências de Educação Emocional com jovens com deficiência intelectual em uma Escola Estadual de uma Fundação Paraibana que atende pessoas com deficiência, localizada na cidade de João Pessoa- PB. No âmbito do Núcleo de Educação Emocional (Neemoc) da Universidade Federal da Paraíba, por meio do Projeto de Extensão “Educação Emocional: um caminho para o empoderamento de jovens com deficiência”, tem-se como objetivo levar aos jovens e adultos participantes a experiência de educar-se emocionalmente através dos fundamentos da Educação Emocional, com vistas ao empoderamento. Os resultados deste trabalho apontam que a compreensão acerca das próprias emoções e a vivência saudável das mesmas pode possibilitar às pessoas com deficiência a superação de situações de vulnerabilidade e invisibilidade, oportunizando o empoderamento desses indivíduos como sujeitos de direitos e autores de sua própria história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, EMPODERAMENTO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA27_ID2365_08082018175105.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANNY ANGEL DE SOUZA MEDEIROS DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANNY"
    "autor_email" => "stephanny_dantas@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Atualmente vivencia-se uma era denominada inclusiva, embora as pessoas com deficiência continuem a sofrer com barreiras que as impedem de ascender socialmente e de acessar espaços de saber-poder. Diante desta situação de vulnerabilidade são necessárias ações significativas no que tange a prática educativa e pedagógica sob as lentes da sensibilização, da inclusão e com o objetivo de possibilitar o empoderamento desses sujeitos. Dessa forma, este trabalho se apresenta como um relato de experiência acerca de vivências de Educação Emocional com jovens com deficiência intelectual em uma Escola Estadual de uma Fundação Paraibana que atende pessoas com deficiência, localizada na cidade de João Pessoa- PB. No âmbito do Núcleo de Educação Emocional (Neemoc) da Universidade Federal da Paraíba, por meio do Projeto de Extensão “Educação Emocional: um caminho para o empoderamento de jovens com deficiência”, tem-se como objetivo levar aos jovens e adultos participantes a experiência de educar-se emocionalmente através dos fundamentos da Educação Emocional, com vistas ao empoderamento. Os resultados deste trabalho apontam que a compreensão acerca das próprias emoções e a vivência saudável das mesmas pode possibilitar às pessoas com deficiência a superação de situações de vulnerabilidade e invisibilidade, oportunizando o empoderamento desses indivíduos como sujeitos de direitos e autores de sua própria história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.