Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO SOCIAL E INCENTIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO BREJO PARAIBANO ATRAVÉS DAS OLIMPÍACAS CIENTÍFICAS

Palavra-chaves: OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS, EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O incentivo no processo de ensino-aprendizagem pode ser determinante para que um aluno tenha sucesso em qualquer disciplina, série ou ano escolar, independentemente de idade ou de classe social. As Olimpíadas Científicas são consideradas instrumento de auxílio nas diversas áreas, seja na Matemática, Informática ou Ciências em geral. São utilizadas com o intuito de estimular um crescimento na fixação dos conteúdos em sala de aula pelos alunos e promover sua autoconfiança e autoestima, sendo consideradas como ferramentas de aprendizagem e inclusão social. O objetivo do presente trabalho é apresentar as ações executadas no projeto “Olímpiada Paraibana de Informática-Sede Areia-PB”, no auxílio e desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental do município de Areia – PB, das zonas urbanas e rural. Em 2018, foi realizada a sexta edição da Olimpíada Paraibana de Informática (OPI), cujo objetivo, foi despertar nos alunos o interesse por jogos de raciocínio lógico, promovendo o desenvolvimento das habilidades individuais e em grupo dos participantes, facilitando o aprendizado interdisciplinar. O projeto é de grande importância, pois promove a inserção social de alunos carentes, visto que suas ações provocaram uma diminuição na evasão escolar, melhoria no desempenho escolar dos alunos e uma motivação aos estudantes carentes que vivem em estado de vulnerabilidade social. Os alunos areenses, nas últimas edições da OPI, têm ocupado lugares de destaque na competição em nível Estadual, colaborando com a inclusão social e aprendizado dos alunos das escolas públicas e privadas que residem na zona rural e urbana.

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